Sociedade

Chiado Grupo Editorial e livrarias Bertrand estabelecem parceria

A celebrar 10 anos de atividade, o Chiado Grupo Editorial entrou em 2019 com mais motivos para confiar no futuro do livro em língua portuguesa, ao instalar nas 54 livrarias da rede Bertrand expositores para destaque permanente dos livros das suas chancelas Chiado Publishers, Chiado Books e Chiado Kids.

O Chiado Grupo Editorial tem desde Fevereiro deste ano um expositor permanente com destaques editoriais em cada uma das 54 lojas da rede de livrarias Bertrand, fruto de uma parceria estabelecida entre as duas empresas. Uma parceria semelhante havia já sido posta em prática pelo grupo no Brasil, no decorrer do ano passado, com a instalação de espaços de destaque Chiado nas lojas da maior rede de livrarias do Brasil, a Cultura.

Numa altura em que uma boa parte das notícias que nos chegam dos dois países não se revelam as mais optimistas no que respeita ao sector literário, quisemos perceber este crescimento junto de Gonçalo Martins, fundador daquele que é já um incontornável grupo editorial luso-brasileiro.

“A Chiado sempre trabalhou pela democratização de mercado editorial, transformando-o num espaço respirável, transparente e acessível. Com esta parceria aprofundamos este processo de democratização, colocando os nossos livros ainda mais perto dos leitores, em 54 excelentes livrarias”, afirma o CEO do grupo. Os primeiros dez anos do Chiado Grupo Editorial foram norteados por uma ideia central assente na capacidade de responder a novos desafios. Nas palavras do fundador: “A criação de uma editora para o século XXI, capaz de dar resposta aos desafios do seu tempo, num universo editorial em rápida transformação, no qual muitos mais autores vão querer ser escritores publicados”.

A realidade confirma que o primeiro objectivo do Chiado Grupo Editorial se tem vindo a cumprir de uma forma surpreendente. São muitos os autores que encontraram neste grupo editorial uma primeira oportunidade de publicação apesar de, nos seus catálogos, lado a lado com inúmeros autores emergentes, ser igualmente possível encontrarmos nomes já bem conhecidos tanto de portugueses como brasileiros.

689349 Chiado Grupo Editorial e livrarias Bertrand estabelecem parceria

“A nossa visão e o nosso modesto contributo têm, por objectivo, a criação de um universo editorial mais plural, mais aberto e mais democrático. A transformação do universo editorial passa por vários aspectos mas não existirá transformação possível sem o surgimento de novos protagonistas. E os maiores protagonistas de qualquer transformação editorial serão, naturalmente, os autores. Sem que se criem as condições para que mais autores possam concretizar a publicação dos seus livros, estaremos sempre a falar de um ou de outro ajuste na forma como os agentes habituais interagem, sejam editoras, distribuidoras ou livrarias, e não de uma verdadeira evolução do mercado editorial, naquilo que é central: os livros que compõem esse mercado”, reforça Gonçalo Martins.

O fundador do grupo salienta que mais importante ainda do que trazer para o mercado um número tão grande de novos livros, é o que acontece no pós-publicação e nas oportunidades que se conseguem criar para cada um deles. 

Segundo o grupo editorial, a instalação de espaços de destaque permanente do livros das chancelas do Chiado Grupo Editorial, vai ainda estender-se a outras marcas noutros canais. A mais antiga rede livreira portuguesa, foi a primeira destas parcerias estabelecidas com o grupo. Para Gonçalo Martins, a escolha foi natural.

Origem
SOL
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo