Sociedade

Como NÃO usar uma máscara: ilustrações para totós

Supostamente, toda a gente sabe usar uma máscara social. Só que não... A PRIMA e o ilustrador El Rafeiro dão uma ajuda...

Ah, a máscara. Esse novo ícone do momento, amiga inseparável à força para os próximos meses, companheira dos bons e dos maus momentos de desconfinamento… Não há como fugir: as máscaras sociais estão para ficar, vamos ter mesmo de nos habituar a elas.

Supostamente, toda a gente já deveria saber de cor usar uma máscara de proteção, agora obrigatória para entrar em espaços fechados, como transportes públicos, supermercados, centros comerciais, lojas e outros espaços onde se acumulam muitas pessoas. Isto não tem muita ciência. Mas, a atender ao que se vê pelas ruas, parece que ainda há algumas regras a apreender.

A PRIMA foi andar pelas ruas e identificar os principais erros no uso da máscara, e pediu ao talentoso e divertido ilustrador Gonçalo Martins, aka El_Rafeiro (podem conhecê-lo neste artigo aqui e ver mais coisas dele no Instagram), para desenhar umas imagens explicativas para totós.

Aqui fica um curso básico e muito rápido do que NÃO fazer.

1. NÃO usar a máscara com o nariz de fora

Parece muito evidente, certo? Mas não é… Este é, provavelmente, o erro mais comum. As pessoas usam a máscara com o nariz de fora, como se o malvado do vírus apenas saísse ou entrasse pela boca. Pois bem, pode ser novidade para alguns, mas o vírus acumula-se na boca, no nariz e nos olhos. Andar com o nariz de fora é como ter um gato contaminado escondido com rabo de fora. Não funciona.

?W=2100&H=0&delay_optim=1&epic=NzYzzRyYzsgd7sOPyTnAHErYinmcJo821+ovD9mVbwZ7xpcxc06VMHfybIog0etJ8A9VmvXRutJyTajm3HMbyZZ6dgv8sNz5yhLw8eubIzBWpIg= Como NÃO usar uma máscara: ilustrações para totós

2. NÃO usar a máscara a tapar a tapada

Ninguém gosta de uma papada, é um facto. E há muito boa gente que preferia esconder a sua. No entanto, esta não é a função de uma máscara de proteção. Porque, ora bem, não protege nada. nem a boca, nem o nariz. E se tiver contaminada por fora torna mais fácil que o vírus passe para o interior, e daí para os seus lindos pulmões. Repita com a PRIMA: máscara a tapar pescoço, não.

cqsD+X2M6sLfZMu73WEfhd3Y= Como NÃO usar uma máscara: ilustrações para totós

3. NÃO usar a máscara com o queixo de fora

Incrível, mas é verdade. A máscara deve tapar o nariz e o queixo, ambas e as duas coisas ao mesmíssimo tempo. A razão é simples: se espirrar ou tossir, as gotículas contaminadas ficam presas dentro da máscara. Se tiver com o queixo de fora, rapidamente se soltam por baixo. Ah, e as máscaras com fole tipo cirúrgicas, devem ser abertas e não ser deixadas direitinhas, impecavelmente esticadas, como se tivessem sido passadas a ferro. Não resulta, malta! É preciso abri-las para, lá está, tapar o nariz, a boca e o queixo.

P8xBMsXLq626QOmkYPk3XofzPAqLHphADE5Is4bEQ09PtOjINJCdVMPbyXT7DwH7SkvEQfqkKM6SpUHna73mMoglPIhrtDas= Como NÃO usar uma máscara: ilustrações para totós

4. NÃO  usar a máscara solta

Quem diria, não é? Pois, parece que é mesmo verdade. A máscara solta, pendurada como se fosse um brinco só numa orelha, ou com as duas alças completamente laças dos saltos não funciona. A máscara deve estar bem ajustada ao seu rosto sempre.

zY+jh+b2F287oVf9QE06DGlPkJsML10bXafNjxZt+JGVT0= Como NÃO usar uma máscara: ilustrações para totós

USAR ASSIM!

Et voilà! Agora que está aprendido o que NÃO fazer, aqui fica, ela milionésima vez, o boneco de como usar uma máscara. Não se acanhem de partilhar com aquele amigo, pai, tio, avô, colega ou conhecido que insiste no erro. Já não há razão para ser um totó.

Vbe9U+sFj1vBysl5yMhjkoV1b5cid8= Como NÃO usar uma máscara: ilustrações para totós

Veja aqui as máscaras mais giras do mercado: 13 marcas muito cool

Origem
Sapo
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo