Sociedade

Éramos felizes e não sabíamos: 10 jogos de rua antigos

Nos anos 80 e 90, brincar na rua era habitual. Estes jogos de rua antigos faziam parte da nossa infância e ficaram na memória. Recorde alguns dos mais emblemáticos.

Nos anos 80 e 90, brincar na rua era habitual. Estes jogos de rua antigos faziam parte da nossa infância e ficaram na memória. Recorde alguns dos mais emblemáticos.

 por VxMagJun 24, 2021 em História 1Jogos de rua antigosPartilhar no FacebookGuardar no Pinterest

Apesar de muitas destas brincadeiras ainda hoje serem populares, existem jogos e diversões que marcaram a nossa infância e que ainda hoje nos marcam quando nos recordamos dos tempos passados a brincar com os nossos amigos na rua. Não existiam smartphones, tablets ou iphones e a nossa infância era mais saudável e divertida. Éramos felizes e não sabíamos…

Os tempos mudam e evoluem. As crianças de hoje em dia não têm o hábito de correr e brincar na rua tal como nós tínhamos nos anos 80 ou 90. Hoje em dia, fecham-se em casa, ligados a um ecrã, e ali são capazes de passar longas horas, sem sequer se aperceberem do tempo que passa.

Para ajudar a relembrar os bons velhos tempos (ou para lhe dar algumas ideias de brincadeiras para fazer com os seus filhos ou netos) deixamos-lhe aqui 10 jogos muito populares na nossa infância.

1. Ioiô

ioio-1 Éramos felizes e não sabíamos: 10 jogos de rua antigos
Ioiô

Este brinquedo é de origem muito antiga, tendo o seu nome origem filipina, significando “volte aqui”. E é isso mesmo que este brinquedo faz. Não se sabe como um objeto tão simples, que consiste em 2 discos unidos por um eixo, teve o sucesso que teve. Mas a verdade é que o jogo se tornava mais divertido à medida que se dominava o lançamento do ioiô e os respetivos efeitos, como o “passeio do cãozinho” e o “cai e vem”.

2. Macaca

macaca-1 Éramos felizes e não sabíamos: 10 jogos de rua antigos
Macaca

Apenas se precisava de um pouco de giz e de uma pedra pequena para ter diversão por horas a fio. Desenhavam-se no chão várias casas (retângulos) quanto se desejasse (geralmente 10) e atirava-se a pedrinha para uma destas casas. Depois, ia-se buscar a pedra ao pé-coxinho, regressando à partida da mesma forma. Nalgumas casas (as que estavam lado a lado) podiam-se colocar os dois pés.

3. Pião

piao-1 Éramos felizes e não sabíamos: 10 jogos de rua antigos
Pião

Existiam (e existem) piões com todas as cores e padrões, garantindo horas de diversão e um certo espírito de colecionismo a quem tinha este brinquedo. Bastava desenhar um círculo no chão, com giz, enrolar o pião numa corda e fazê-lo girar no círculo, correndo os piões dos outros para fora desse espaço. Isto requeria alguma habilidade, mas a vitória recompensava tudo.

4. Malha

malha-1 Éramos felizes e não sabíamos: 10 jogos de rua antigos
Malha

Um jogo que remonta ao tempo dos romanos, altura em que se começaram a usar ferraduras nos cavalos do exército. Para passar o tempo, os soldados lançavam estas ferraduras com a intenção de derrubar ou chegar perto de um pau. No nosso país, é também muito conhecido por “chinquilho”, sendo daí que vem o verbo achincalhar, que significa ridicularizar/humilhar, já que este jogo era passatempo das classes mais desfavorecidas.

5. Escondidas

hide-and-seek Éramos felizes e não sabíamos: 10 jogos de rua antigos
Escondidas

Quanto maior a área de jogo, maior a diversão deste popular jogo de recreio e de festas de aniversário infantis. Uma criança ficava a contar em voz alta até 100, virado contra uma parede ou árvore, e ao terminar de contar anunciava em voz alta que tinha terminado, com um sonoro “aí vou eu”. Os restantes jogadores escondiam-se o melhor que podiam e, ao ver a costa livre, corriam para o local onde ocorreu a contagem, onde podia salvar uma pessoa (dizendo “1230, salvo X”, sendo que X era o nome de quem queria salvar), ou salvando toda a gente (dizendo “123 salvo todos”).

6. Salto ao eixo

jogoeixo-1 Éramos felizes e não sabíamos: 10 jogos de rua antigos
Jogo do Eixo

Em tempos parte das aulas de ginástica, o salto ao eixo foi entretenimento para muitas crianças ao longo do tempo. O salto ao eixo nada mais é que saltar por cima de outra pessoa, que se encontrava agachada, com o trono para a frente, mãos bem apoiadas nas pernas e cabeça virada para baixo. Muitas vezes, criava-se uma espécie de percurso, com algumas crianças a saltar e outras a formar o caminho.

7. Saltar ao elástico

elastico Éramos felizes e não sabíamos: 10 jogos de rua antigos
Saltar ao elástico

Este jogo era muito popular entre raparigas, embora alguns rapazes entrassem na brincadeira de vez em quando. Duas crianças faziam de “postes”, segurando o elástico nos tornozelos. A terceira criança tinha então de pular sobre o elástico, ou só com um pé ou com os dois, segundo uma cantiga que as três entoavam. Esta cantiga varia de região para região, embora na sua essência seja constituída de instruções para quem estava a saltar.

8. Sirumba

Sirumba Éramos felizes e não sabíamos: 10 jogos de rua antigos
Sirumba

Também conhecido por jogo do polícia e ladrão, era uma atividade muito popular nos recreios. Desenhava-se um retângulo grande no chão, com seis quadrados lá dentro, divididos por corredores. Depois, decidia-se quem era o polícia e quem era o ladrão. Os polícias andavam apenas nos corredores, e os ladrões tinham de saltar de quadrado em quadrado, evitando ser tocados pelos polícias. O ladrão tinha que passar todos os quadrados até chegar ao lado oposto, sem ser apanhado, altura em que podia gritar “sirumba” para ganhar o jogo.

9. Berlinde

berlindes-1 Éramos felizes e não sabíamos: 10 jogos de rua antigos
Berlinde

Existem imensos jogos que podem ser feitos com berlindes. Um dos mais populares consistia em fazer guerras com eles, um pouco como no caso do jogo do pião, em que se fazia um círculo e se tentavam tirar para fora desse círculo os berlindes dos adversários. Outro jogo consistia em tentar enfiar os berlindes de forma sucessiva em 3 covas, dispostas em linha reta. Depois, fazia-se o percurso inverso. À medida que se iam concluindo estas etapas, ficava-se com o direito de atacar os berlindes dos outros, apoderando-nos deles.

10. Jogo do mata

Dodgeball Éramos felizes e não sabíamos: 10 jogos de rua antigos
Jogo do Mata

Não existia limite de jogadores, formando-se duas equipas de igual número de cada lado de um campo dividido a meio. O objetivo era lançar bolas e eliminar os adversários com esta. Quem tinha a bola lançava-a em direção aos adversários e, se tocasse em alguém, essa pessoa estaria “morta”. Ganhava a equipa sobrevivente.

Origem
VortexMag
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo