Sociedade

Netflix elimina episódio de “Agir como um patriota” a pedido da Arábia Saudita

A Netflix eliminou um episódio de um programa de comédia crítico da Arábia Saudita depois de uma reclamação do reino. A medida traz novas questões sobre os limites da liberdade de expressão na Internet. O caso foi noticiado pelo Financial Times.

Escreve o Financial Times que a plataforma de streaming Netflix removeu o segundo episódio da série cómica “Patriot Act with Hasan Minhaj” [Agir como um patriota], que se focava na Arábia Saudita.

No episódio em causa, Minhaj – um americano de origem muçulmana com ascendência indiana – critica a Arábia Saudita após o assassinato do jornalista do Washington Post Jamal Khashoggi no consulado saudita em Istambul. O humorista criticou especialmente o príncipe-herdeiro, Mohamed bin Salman, e também à campanha militar liderada pelos sauditas no Iémen.

“Agora seria uma boa altura para suspender as nossas relações com a Arábia Saudita. E digo isto como muçulmano, e como Americado”, diz Minhaj no arranque do episódio, caracterizando ainda a guerra no Iémen “a maior tragédia da era MBS”, referindo-se ao príncipe herdeiro saudita pelas suas iniciais.

O Senado americano aprovou em dezembro duas resoluções simbólicas que atribuem ao príncipe herdeiro a culpa pelo assassinato, depois de relatórios dos serviços de Inteligência que apontam neste sentido, e pediu o fim da participação dos Estados Unidos no conflito no Iémen.

Karen Attiah, editora de Khashoggi no Washington Post, publicou um tweet esta terça-feira, 1 de janeiro, criticando a medida da Netflix, que considerou “bastante revoltante”.

Nem a Netflix, nem o Ministério da Informação saudita responderam aos pedidos de informações.

A plataforma de streaming adiantou que a remoção do episódio teve lugar na semana passada, depois da Comissão de Comunicação, Informação e Tecnologia saudita ter feito um pedido neste sentido, já que violava as leis do Reino de cibercrime.

A Netflix defendeu a sua decisão dizendo: “Apoiamos firmemente a liberdade artística em todo o mundo e só eliminamos este episódio na Arábia Saudita depois de termos recebido uma solicitação legal válida e para poder cumprir a lei local”.

O episódio ainda pode ser assistido em outras partes do mundo. Na Arábia Saudita, pode ser encontrado no YouTube.

Origem
Sapo
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo