Sociedade

Quer comprar um automóvel elétrico? Temos boas notícias para si

É esperado que o orçamento para os incentivos dado pelo governo se mantenha nos quatro milhões de euros, tal como em 2021.

Apesar de o ISV (Imposto Sobre Veículos) e o IUC (Imposto Único de Circulação) aumentarem 0,9% como está previsto no Orçamento do Estado para 2022, nem tudo são más notícias para o mundo automóvel. Isto porque o governo decidiu manter os incentivos para a aquisição de veículos de baixas emissões no próximo ano.

O valor do apoio, suportado pelo Fundo Ambiental, não foi revelado, mas é esperado que o orçamento mantenha os valores de 2021: quatro milhões de euros. Se for o caso, clientes particulares poderão receber uma compartição no valor de 3.000 euros na compra de um automóvel elétrico. O custo de aquisição, porém, não poderá ultrapassar os 62.500 euros. Para as empresas, os incentivos funcionam de forma diferente e cada empresa poderá obter quatro incentivos de 2.000 euros para a compra de ligeiros de mercadorias.

Além dos incentivos à aquisição de automóveis elétricos, importa referir que no OE para 2022 esta medida engloba também motociclos, bicicletas — convencionais, elétricas e de carga — tal como “ciclomotores elétricos que possuam homologação europeia e estejam sujeitos a atribuição de matrícula”.

Por fim, existe ainda a obrigatoriedade, por parte do beneficiário do incentivo, de manter o veículo por um período mínimo de dois anos. A exportação está também proibida durante este período.

Leia Também: Sabe quando deve trocar os travões do carro? Esteja atento a estes sinais

Origem
Noticias ao minuto
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo