Sociedade

Sabia que Jesus não nasceu a 25 de dezembro?

Todos os anos festejamos o Natal a 25 de dezembro, mas, na verdade, Jesus não nasceu nesta data.

Quando é que Jesus Cristo nasceu? A questão é complexa. A Bíblia não refere uma data específica e os vários estudos feitos não apontam para uma data específica. Uma coisa parece ser certa: Jesus não nasceu a 25 de dezembro.

A primeira teoria diz que o nascimento de Jesus não terá acontecido no inverno. O imperador romano César Augusto terá ordenado que todos os bebés fossem registados nas suas cidades, o que poderia implicar uma viagem de duas ou três semanas ao frio, mas é improvável que o imperador obrigasse os seus súbditos a uma viagem destas durante o pico do inverno.

Outra das teorias que diz que Jesus não nasceu no inverno tem a ver com os pastores. Na Bíblia é descrito o cenário do nascimento de Jesus, havendo referência aos pastores que estavam na rua com as suas ovelhas. Ora, durante o inverno as ovelhas e os pastores estariam recolhidos para evitar o frio.

Mas se não sabemos em que data é que Jesus nasceu, então porque é que festejamos no dia 25 de dezembro? Os líderes cristãos provavelmente escolheram a data para coincidir com o solstício de inverno com o objetivo de converter os pagãos.


Origem
Jornal i
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo