Mundo

Ajo, o primeiro gato clonado na China

Ajo era um gato insubstituível… por isso foi clonado. Uma empresa de Pequim conseguiu clonar um gato pela primeira vez na China, um avanço científico que pode levar à clonagem de outros animais, como os pandas.

Conta o The New York Times que Huang Hu ficou destroçado quando o seu gato, Ajo, morreu. Não havendo mais nada a fazer, enterrou o corpo do animal num parque perto de casa, mas horas depois lembrou-se de algo que podia mudar tudo. Tinha lido, há uns meses, um artigo sobre clonagem de cães na China.

E se fosse essa a solução? E foi.

“No meu coração o Ajo é insubstituível”, cita o jornal, mas havia uma alternativa. Não tendo o gato deixado descendência, a clonagem era o caminho, pelo que desenterrou Ajo e o levou à Sinogene, uma empresa biotecnológica comercial de clonagem de animais.

Sete meses depois da morte de Ajo, Huang Yu passou a conviver com uma cópia do felino.

“É parecido em mais de 90%”, afirmou o jovem chinês de 23 anos, que espera que o gato, nascido em julho de uma gata portadora, tenha a mesma personalidade que o original.

Ajo é o primeiro gato clonado pela Sinogene, que desde 2017 já clonou 40 cães. 

Os proprietários de animais domésticos, com frequência traumatizados pela morte das suas mascotes, estão dispostos a pagar 250.000 yuanes (35.000 dólares) pela clonagem de um gato ou 380.000 (53.000 dólares) por um cão.

Nas últimas décadas os chineses apaixonaram-se pelos animais domésticos, que eram proibidos durante o período de Mao.

De acordo com um relatório da organização Pet Fair Asia e do site Goumin.com, os gastos relacionados com animais domésticos representaram no ano passado 171 bilhões de yuanes (23,7 mil milhões de dólares).

Mas a empresa não fica apenas pelos cães e gatos: de momento encontra-se a tentar clonar um cavalo e o próximo grande objetivo é clonar animais em extinção, incluindo pandas — processo que o país considera há 20 anos — e o tigre do sul da China.

Chen Dayuan, da Academia Chinesa de Ciências, afirmou o mês passado que a organização estava a estudar a possibilidade de clonar um panda utilizando uma gata como mãe portadora — embora um panda seja muito maior do que um gato na idade adulta, ao nascer o seu tamanho é similar e a gestação dura entre dois e três meses.

Origem
SAPO24
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo