Mundo

Após Áustria, mais cinco países suspendem toma da vacina da AstraZeneca

Dinamarca é o mais recente país a suspender a administração da vancina da AstraZeneca, depois de na Áustria uma enfermeira ter morrido após ter sido inoculada.

Este fim de semana, a Áustria anunciou a suspensão da administração de um lote da vacina da Astrazeneca, por precaução, na sequência da morte de uma enfermeira e de outra pessoa que ficou doente, na mesma altura, após tomar uma vacina de um mesmo lote. 

A mulher, de 49 anos, morreu em resultado de problemas graves no âmbito da coagulação sanguínea; enquanto a outra utente, de 35 anos de idade, desenvolveu uma embolia pulmonar.

Depois disso, refere o Guardian, mais duas pessoas foram diagnosticadas com embolia pulmonar após a administração da vacina.

Agora, cinco outros países, nomeadamente, a Dinamarca, Estónia, Lituânia, Luxemburgo e Letónia suspenderam a sua utilização para dar tempo ao Comité de Avaliação dos Riscos em Farmacovigilância (PRAC) da EMA para conduzir uma investigação.

astrazeneca Após Áustria, mais cinco países suspendem toma da vacina da AstraZeneca

A Agência Europeia do Medicamento refere que uma avaliação preliminar mostrou que o lote de vacinas utilizadas na Áustria não era suscetível de ser culpado pela morte da enfermeira. Afirma também não existirem, atualmente, provas de que a vacina tenha causado as condições apresentadas nas restantes doentes, dado que a trombose não está listada como um potencial efeito secundário da vacina.

A vacina em causa pertencia a um lote rotulado ABV5300, que incluía um milhão de doses e foi entregue em 17 países da UE.

Leia Também: Áustria suspende administração de lote de vacina AstraZeneca após morte

Origem
Noticias ao minuto
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo