Mundo

Atentado em bairro xiita de Bagdade faz pelo menos um morto e 12 feridos

Pelo menos uma pessoa morreu e 12 ficaram feridas na explosão ocorrida num mercado de Sadr City, bairro da capital iraquiana, Bagdade, habitado maioritariamente por xiitas, no terceiro dia do mês sagrado do Ramadão, anunciou o governo iraquiano.

A explosão teve lugar no mercado da zona de Habibiya, sem que se conheçam mais detalhes neste momento, refere um comunicado do Departamento de Informação e Segurança do Governo do Iraque.

A explosão atingiu as pessoas que se encontravam no mercado a comprar alimentos para consumir antes do fim do jejum religioso que se cumpre diariamente nesta altura, antes do cair da noite. 

Até ao momento, o atentado não foi reivindicado.

No Ramadão de 2019 um ataque suicida em Sadr City matou oito pessoas e feriu 15 habitantes. 

O bairro tem sido alvo de numerosos atentados no passado por ser um bastião dos seguidores do clérigo Muqtad al Sadr e por ser habitado por xiitas, maioritários no Iraque.

O grupo extremista Estado Islâmico (EI), sunita, tem atacado a comunidade xiita no Iraque, desde 2014 e com menos frequência depois da derrota em 2017.

O Ramadão, no país, costuma ser marcado por momentos de grande violência: em 2016 no mês sagrado um atentado suicida matou quase 300 pessoas no bairro xiita de Al Karrada, em Bagdade e foi reivindicado pelos ‘jihadistas’ do EI.

Leia Também: Abatidos dois ‘rockets’ que visavam base americana no Iraque

Origem
Noticias ao minuto
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo