Mundo

Coreia do Norte está a reconstruir instalações de complexo nuclear

A Coreia do Norte está a reconstruir um complexo de lançamento de mísseis de longo alcance que desmantelou em 2018 como parte do processo de desarmamento, segundo especialistas estrangeiros e um deputado sul-coreano informado pelos serviços secretos de Seul.

A descoberta, hoje divulgada, surge depois de uma cimeira sobre o programa nuclear de Pyongyang realizada na semana passada entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente norte-americano, Donald Trump, que terminou sem qualquer acordo.

O Serviço Nacional de Informações (SNI) da Coreia do Sul apresentou na terça-feira a sua avaliação sobre o local de lançamento norte-coreano Tongchang-ri a deputados sul-coreanos durante uma reunião privada.

Pyongyang não reagiu, até agora, nos órgãos de comunicação estatais.

Um artigo do 38 North, um portal da Internet especializado em estudos norte-coreanos, indicou a existência de imagens de satélite comerciais mostrando que as obras de reconstrução de algumas estruturas do complexo nuclear começaram entre 16 de fevereiro e 02 de março.

Desmantelar partes do seu complexo de lançamento de mísseis de longo alcance foi um de vários passos que Pyongyang levou a cabo no ano passado, quando iniciou negociações nucleares com os Estados Unidos e a Coreia do Sul.

A Coreia do Norte realizou lançamentos de satélites naquele local nos últimos anos, o que teve como consequência a imposição de sanções por Washington, devido à opinião de especialistas segundo a qual se tratou de testes dissimulados de tecnologia míssil proibida.

Não é ainda imediatamente claro como esta descoberta afetará a diplomacia nuclear.

A cimeira Trump-Kim não foi bem-sucedida por causa de divergências relativamente ao nível de alívio nas sanções que a Coreia do Norte poderia obter em troca pelo encerramento do seu principal complexo nuclear.

Washington e Pyongyang acusaram-se mutuamente de causar o fracasso da cimeira, mas ambas as partes deixaram a porta aberta para futuras negociações.

Segundo Trump, Kim disse-lhe que a Coreia do Norte manteria suspensos os testes nucleares e de mísseis enquanto decorressem as negociações, e a Coreia do Sul e os Estados Unidos anunciaram no domingo que vão cancelar manobras militares de primavera em grande escala e substituí-las por exercícios mais pequenos, num esforço para apoiar as conversações.

Um dos deputados sul-coreanos que assistiram à reunião com o SNI disse hoje, a coberto do anonimato, que o diretor daquela agência de serviços secretos, Suh Hoon, indicou que as estruturas que estão a ser reconstruídas no complexo de lançamento incluem telhados e portas de edifícios.

De acordo com a mesma fonte, Suh disse que tal medida pode representar preparação para recomeçar a lançar mísseis de longo alcance, caso a diplomacia nuclear falhe completamente, ou pode ser uma tentativa de adicionar estruturas que possam ser dramaticamente destruídas para exibir empenho na desnuclearização quando inspetores norte-americanos visitarem o local, se as negociações com Washington correrem bem.

Origem
JN
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo