Mundo

Julian Assange foi detido na Embaixada do Equador em Londres

O Equador retirou o asilo diplomático ao fundador da Wikileaks face a “sucessivas violações das condições” impostas pelo país, anunciou o Presidente Lenín Moreno

Julian Assange foi detido esta quinta-feira na embaixada do Equador em Londres, onde se encontrava refugiado há seis anos e 10 meses. O jornalista e fundador do Wikileaks perdeu o asilo diplomático, após “sucessivas violações das condições” impostas pelo país, anunciou o Presidente do Equador, Lenín Moreno.

Segundo o governante, a situação tornou-se insustentável face ao “comportamento agressivo e desadequado de Julian Assange, as ameaças hostis da sua organização contra o Equador e sobretudo o desrespeito pelos tratados internacionais.”

D33QKzEXoAAmrT5?format=jpg&name=small Julian Assange foi detido na Embaixada do Equador em Londres
MKjxL41p_normal Julian Assange foi detido na Embaixada do Equador em Londres

RT UK@RTUKnews

WATCH: Moment Julian Assange is CARRIED out of the Ecuadorian Embassy in London.1.47310:49 – 11 de abr de 20192.771 pessoas estão falando sobre issoInformações e privacidade no Twitter Ads

A detenção do fundador do Wikileaks acontece um dia depois de o porta-voz desta organização, Kristinn Hrafnsson, ter alertado que Julian Assange estava a ser espiado, refere o “Guardian”.

Em conferência de imprensa, o responsável disse na quarta-feira que o fundador do Wikileaks estava a ser alvo de chantagem com a ameaça de divulgação de vídeos, áudios e vários tipos de documentos como exames médicos.

Julian Assange, de 47 anos, deixou de ter acesso à internet em março e foi impedido também na mesma altura de receber visitas na embaixada na capital britânica. Medidas que levaram, na semana passada, o jornalista australiano John Pilger a apelar às pessoas para se concentrarem junto à embaixada do Equador em Londres, manifestando solidariedade e apoio a Assange.

O fundador do Wikileaks está acusado na Suécia de abusos sexuais sobre duas mulheres, podendo ser extraditado para o país após a sua detenção. Também os EUA apelam à extradição de Assange devido à divulgação de milhares de documentos confidenciais do Estado norte-americano e das suas Forças Armadas.

D33JSdoXoAEtNfV?format=jpg&name=small Julian Assange foi detido na Embaixada do Equador em Londres
Y8c6Rill_normal Julian Assange foi detido na Embaixada do Equador em Londres

Lenín Moreno@Lenin

Ecuador decidió soberanamente retirar el asilo diplomático a Julian Assange por violar reiteradamente convenciones internacionales y protocolo de convivencia. #EcuadorSoberano1.71210:27 – 11 de abr de 20192.496 pessoas estão falando sobre issoInformações e privacidade no Twitter Ads

No entanto, o Presidente do Equador garantiu que as autoridades britânicas lhe asseguraram que não iriam extraditar o fundador do Wikileaks “para um país onde poderia sofrer tortura ou mesmo pena de morte”, avança o diário “El País”.

Desde junho de 2012 que Julian Assange se encontrava refugiado na embaixada do Equador em Londres, de forma a evitar ser extraditado para a Suécia.

(Em desenvolvimento)

Origem
Expresso
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo