Mundo

Pequim vai implementar “imediatamente” medidas comerciais acordadas com EUA

China e EUA chegaram a consenso sobre produtos agrícolas, energia, automóveis e outros bens específicos - medidas comerciais que Xi Jinping quer implementar "imediatamente".

A China vai implementar “imediatamente” as medidas comerciais acordadas com os Estados Unidos na reunião entre os presidentes Donald Trump e Xi Jinping, anunciou esta quinta-feira o Ministério do Comércio chinês. “A China vai implementar imediatamente o consenso alcançado por ambos sobre produtos agrícolas, energia, automóveis e outros bens específicos”, disse o porta-voz do ministério, Gao Feng, aos jornalistas.

Os dois países estabeleceram uma trégua comercial, que vai adiar por 90 dias o aumento das taxas alfandegárias norte-americanas impostas sobre importações chinesas, depois de Donald Trump e Xi Jinping chegarem a acordo durante um jantar, no final da cimeira do G20, que decorreu entre sexta-feira e sábado, em Buenos Aires.

A administração norte-americana tinha anunciado que as taxas alfandegárias sobre importações chineses no valor de 200 mil milhões de dólares iam aumentar de 10% para 25% no início do próximo ano e Trump estava a considerar alargar o número de bens chineses que iriam sofrer esse aumento.

A Casa Branca acrescentou que se os dois lados não chegassem a acordo no prazo de 90 dias, então o aumento das taxas alfandegárias seria aplicado.

Origem
Observador
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo