Mundo

Pfizer lança programa piloto de distribuição da vacina nos Estados Unidos

O teste-piloto chega depois da notícia que a vacina da Moderna é mais eficaz e tem um melhor armazenamento. Rhode Island, Texas, Novo México e Tennessee foram os quatro estados escolhidos pela Pfizer.

A Pfizer lançou um programa piloto de distribuição da sua vacina experimental contra a Covid-19 em quatro estados dos EUA: Rhode Island, Texas, Novo México e Tennessee.

De acordo com a notícia avançada pela “Reuters”, esta terça-feira, a fabricante norte-americana procura, assim, responder aos desafios que o armazenamento ultrafrio (-70ºC) da sua vacina coloca, já que surgem regras muito mais restritas do que o normal, uma vez que a maioria das vacinas são armazenadas a 2-8ºC.

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/maior-eficacia-e-melhor-armazenamento-o-que-se-sabe-sobre-a-vacina-da-moderna-664620

“Esperamos que os resultados deste projeto-piloto sirvam de modelo para outros estados dos EUA e governos internacionais, enquanto se preparam para implementar programas eficazes de vacinação”, afirmou a empresa em comunicado na segunda-feira.

Com este piloto não significa, porém, que estes quatro estados vão receber a vacina mais cedo, esclarece a empresa. Em causa está a importância em testar a distribuição e armazenamento da vacina.

Até ao final de novembro, empresa espera ter dados de segurança suficientes sobre a vacina dos ensaios em grande escala da terceira fase de teses, antes de prosseguir com o pedido de autorização de uso de emergência nos Estados Unidos. A Pfizer e sua parceira BioNTech têm um acordo de 1,95 mil milhões de euros para fornecer 100 milhões de doses da vacina ao governo norte-americano, que tem a opção de adquirir até 500 milhões de doses adicionais.

A notícia chega um dia depois da farmacêutica Moderna ter anunciado que a vacina que estava a ser desenvolvida nos seus laboratórios vem em doses maiores, tem mais facilidade no armazenamento e tem uma maior eficácia. Segundo a “BBC”, as doses podem ser guardadas num frigorífico ultrafrio com uma temperatura inferior a -20ºC, durante seis meses, e num frigorífico comum até um mês. De acordo com a farmacêutica, pode ainda ser guardada no congelador durante seis meses -20ºC. Qualquer que seja o armazenamento escolhido, o transporte desta vacina é relativamente fácil comparativamente à alemã.

Origem
Jornal Economico
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo