Nacional

BE chama com “urgência” ministro da Educação ao Parlamento

Diario Noticias

Bloquistas, tal como os sindicatos, exigem a contagem integral do tempo de serviço dos professores

O partido de Catarina Martins decidiu chamar com “urgência” o ministro da Educação para prestar esclarecimentos aos deputados sobre o facto de ter assumido publicamente que que nenhum tempo de serviço prestado pelos professores durante o período de congelamento das carreiras será contabilizado para efeitos de progressão.

Na segunda-feira, no final de uma reunião com os sindicatos dos professores, Tiago Brandão Rodrigues afirmou “que o governo não considera ter quaisquer condições para avançar com negociações formais” sobre a questão do tempo de serviço e que, por isso, ficará “tudo como estava”.

O que, na prática, deita por terra a reivindicação dos nove anos de contabilização exigidos pelos sindicatos e os dois que o executivo se proponha reconhecer. O ministro ameaçou mesmo retirar de cima da mesa a proposta que já tinha feito, de reconhecer cerca de três anos.

A Fenprof ainda insiste que as questões do tempo de serviço sejam colocadas sobre a mesa e só no final das reuniões com o Ministério da Educação é que será equacionado se virá uma nova onda de greves.

Os sindicatos vão voltar a reunir, mas a Federação Nacional da Educação (FNE) já adiantou que vai propor aos restantes que seja convocada uma greve aos primeiros dias do próximo ano letivo.

Origem
DN
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo