Nacional

Centeno admite apoiar o Montepio e injetar mais dinheiro no Novo Banco

Jornal Noticias

O ministro das Finanças, Mário Centeno, admitiu que o Estado pode vir a apoiar a Associação Mutualista Montepio, em caso de necessidade, e adiantou que o Novo Banco pode precisar de injeções de capital em 2019.

Mário Centeno disse que “o garante último da estabilidade financeira é o Governo, e dentro do Governo o ministro das Finanças e, portanto”, tem de haver disponibilidade para ajudar a Associação Mutualista Montepio.

“Temos de ter, se e quando formos chamados a fazê-lo, se formos chamados a fazê-lo, princípios de orientação, e esses são os mesmos que temos feito até aqui e é evidente que precisamos de olhar para o sistema financeiro como um todo, com a mesma atitude que temos feito até agora, mas também com a certeza adicional de que está hoje muito mais robusto do que há uns anos”, disse, em entrevista ao jornal Negócios.

O ministro das Finanças sublinhou que o Governo “tem de estar preparado para tomar as medidas de política económica que garantam que a recuperação do país permita uma recuperação sustentada de todas as instituições empresariais, de solidariedade, que sofreram ao longo dos anos, e com a crise, também internacional, uma decrescente dificuldade”.

Na entrevista, Mário Centeno reiterou que o Novo Banco “pode” voltar a precisar de injeções de capital no próximo ano, “mas significativamente inferior a 2018”.

“A expectativa é que as injeções de capital tenham um perfil decrescente muito significativo no tempo e que a existir, e pode existir, nova chamada de capital em 2019, ela seja significativamente inferior, muito significativamente inferior, a 2018”, disse.

O governante disse também que para este ano o empréstimo do Estado ao Fundo de Resolução por causa do Novo Banco “ainda não está fechado, mas andará em torno dos 450 milhões de euros”.

“Esse é apenas um empréstimo… O ‘apenas’ aqui é relativo. É um empréstimo do Estado ao Fundo de Resolução que é uma entidade das administrações públicas e por isso não tem impacto no défice”, disse.

Na entrevista, Mário Centeno destacou também que o Governo ainda não tem data para apresentar a sua proposta final para a supervisão do sistema financeiro.

O ministro disse que “tem estado a trabalhar nisso mais ativamente nas últimas semanas”, mas não se compromete com um calendário.

“Não tenho uma data para dar neste momento”, disse.

Origem
JN
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo