Nacional

Contribuintes entregaram 788.243 declarações de IRS e metade são automáticas

O número de declarações de IRS entregues nos três primeiros dias do prazo foi de 788.243, segundo indicou hoje fonte oficial do Ministério das Finanças.

Os dados correspondem às declarações entregues até às 19:30, sendo que, do valor total, “cerca de metade, 389.639 declarações, foram entregues através da funcionalidade IRS Automático”, de acordo com a mesma fonte oficial.

O prazo para a entrega do IRS iniciou-se na segunda-feira, dia 01 de abril, e termina em 30 de junho, sendo este o primeiro ano em que os contribuintes dispõem de três meses para cumprir esta obrigação declarativa.

No ano passado, o Portal das Finanças registou a entrada de mais de 5,7 milhões de declarações, número que supera o de agregados pelo facto de englobar também todas as declarações de substituição.

Os últimos dados estatísticos oficiais disponíveis referem-se a 2016 e indicam que, relativamente aos rendimentos obtidos nesse ano, foram cerca de 5,1 milhões os agregados que entregaram declaração.

O IRS automático abrange este ano 3,2 milhões de pessoas. No ano passado este automatismo estava disponível para três milhões de agregados, tendo sido usado por 2,1 milhões.

Origem
SAPO24
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo