Nacional

“Deixe-me ver a fatura, está a pagar coisas que não devia.” O alerta aos consumidores

Deco deixa aviso aos consumidores que se deparam com empresas a ver faturas e contadores nos domicílios.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) abriu, desde janeiro do ano passado, 13 processos de contraordenação a seis empresas por suspeitas de práticas comerciais ilegais. 

Perante o alerta, a Deco confirma a existência de várias práticas irregulares, principalmente no caso das vendas ao domicílio, em empresas de eletricidade e gás.

“Os casos mais gravosos são de facto com as populações mais vulneráveis, como os idosos, que desconhecem muitas vezes como funciona a questão da liberalização, que existem mais empresas, e são levados a assinar contratos sem perceberem que estão a assinar sequer”, explicou Carolina Gouveia da associação de defesa do consumidor à TSF.

Neste sentido, a Deco realça algumas das técnicas usadas pelas empresas para enganarem os consumidores.

“Muitas vezes a informação dada é ‘deixe-me ver a sua fatura, está aqui a pagar coisas que já não devia pagar, se assinar aqui vai deixar de pagar’ ou ‘deixe-me ver o seu contador, está aqui uma coisa que não está bem, assine aqui’, ou seja, são dados diversos argumentos, que muitas vezes nem sequer são verdade, para induzir as pessoas a uma suposta poupança mas sem elas perceberem que vão começar a receber faturas de outra empresa”, refere Carolina Gouveia.

Os clientes só se apercebem do sucedido quando “começam a receber faturas que não percebem e não conhecem”, o que as deixa “surpreendidas com a mudança de comercializador sem se terem apercebido”.

A responsável da Deco salienta que no caso das vendas enganosas o grande problema é a “prova”, tendo em conta que, muitas vezes, quando o consumidor quer anular o contrato “a empresa nega que essas práticas tenham ocorrido, diz que há um contrato assinado, livremente assinado, e o consumidor fica sozinho a tentar fazer a prova de que foi alvo de uma venda agressiva ou enganosa, por isso há algumas dificuldades e obstáculos para os consumidores”.

Apesar das decisões pouco publicitadas, Carolina Gouveia acredita que existe uma “boa legislação” para as práticas comerciais ilegais.

Origem
DN
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo