Nacional

Lisboa: Requalificação do liceu Camões começa este verão e vai custar 15 milhões de euros

Duas escolas de Lisboa vão sofrer obras de melhoramento no valor de 23 milhões de euros, cujos contratos de empreitada são assinados hoje pelo Governo, o dia em que começa o terceiro período letivo. Uma das obras será a requalificação do emblemático 'liceu Camões'.

De acordo com informação disponibilizada pelo Ministério da Educação, o primeiro ministro, António Costa, e o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, vão estar na tarde de hoje na cerimónia de assinatura dos contratos de empreitada para a ampliação da Escola Básica do Parque das Nações e para a requalificação da Escola Secundária Camões.

No Parque das Nações, a última fase de construção da escola permitirá acomodar cerca de 900 alunos, que passarão a ter refeitório e biblioteca, que não tinham, além de salas de laboratório, de artes ou de ginástica, num investimento de oito milhões de euros.

No “liceu Camões” as obras de requalificação começam no verão e vão custar cerca de 15 milhões de euros. As obras naquele que é dos estabelecimentos de ensino mais emblemáticos de Lisboa devem estar prontas em março de 2021.

No Parque das Nações a primeira fase do projeto foi inaugurada em 2010. A obra, que se vai iniciar no próximo verão, deverá estar concluída no último trimestre de 2020.

Na abertura do terceiro período do presente ano letivo, António Costa e Tiago Brandão Rodrigues vão também, durante a manhã, participar na inauguração do Centro Escolar da Chamusca, um investimento da Câmara Municipal com recurso a verbas do programa Portugal 2020 (verbas europeias). Neste caso foram investidos cerca de dois milhões de euros para requalificar e ampliar a antiga escola básica.

O Centro Escolar da Chamusca tem cinco salas para a educação pré-escolar e 10 salas para o 1.º ciclo do ensino básico, uma sala polivalente, refeitório, laboratórios, biblioteca e ginásio, ente outros espaços.

Numa declaração à Lusa o ministro da Educação salientou a propósito da inauguração na Chamusca que a cerimónia de hoje mostra que “fazem todo o sentido” as parcerias com as autarquias na área da Educação.

“Graças a este esforço conjunto, hoje já não estamos a debater a utilização dos fundos comunitários em escolas, porque já passámos essa fase, estando 500 escolas já requalificadas ou em requalificação. Hoje estamos a trabalhar no reforço desses fundos, em quase 100 milhões de euros, através da reprogramação do PORTUGAL 2020, e no lançamento de novos investimentos diretos do Orçamento do Estado”, disse o ministro.

Origem
SAPO24
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo