Nacional

Quase quatro milhões de pessoas saíram à rua este sábado

Consultora que analisa mobilidade dos portugueses aponta que “há em média mais um milhão de pessoas por dia na rua, quer aos fins de semana quer aos dias de semana, por comparação com a altura em que as escolas encerraram”

Apesar das medidas restritivas, quase quatro milhões de pessoas saíram à rua este sábado, um cenário que se deverá ter repetido durante o dia de domingo, avançou a consultora PSE, que analisa a mobilidade dos portugueses, ao “Público” e ao jornal “i”. A subida da temperatura durante o fim de semana poderá ajudar a explicar o aumento das saídas dos portugueses, apesar de a consultora indicar que tem sido registado um aumento da mobilidade nas últimas semanas.

Ao “Público”, Nuno Santos, especialista em análise de dados da PSE, referiu que “há em média mais um milhão de pessoas por dia na rua, quer aos fins de semana quer aos dias de semana, por comparação com a altura em que as escolas encerraram”. Desde essa altura, em que os alunos foram para casa, que o “aumento da mobilidade é uma tendência crescente”.

O desafio vai ser desenhar regras que permitam controlar a quantidade de pessoas que queremos a circular, gerindo ao mesmo tempo as expectativas das pessoas”, acrescentou o consultor.

A análise da consultora permite ainda perceber que existem quatro tipos de perfis: “As pessoas que cumprem sempre, as pessoas que cumprem pontualmente, as pessoas que não conseguem cumprir porque não têm condições e as pessoas que nunca cumprem, que são uma minoria”. Ao “i”, Nuno Santos explicou que o estudo de mobilidade começou em 2019 com quase quatro mil pessoas e que, neste momento, existem “35% a 40% que quando podem ficam em casa, mas que acabam por continuar a deslocar-se, seja pela atividade que exercem ou pela sua estrutura familiar“.

Origem
Expresso
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo