Nacional

Temperaturas em ascensão chegam aos 35 graus esta terça-feira

Jornal Noticias

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê, para esta terça-feira, uma pequena subida de temperatura no sul do país e ainda uma subida das mínimas no interior das regiões Norte e Centro, num dia em que vários concelhos estão com risco de incêndio.

Para Portugal continental, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, vento moderado a forte no litoral oeste durante a tarde.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 13 graus Celsius (Bragança e Guarda) e os 21 graus (Faro) e as máximas entre os 22 (Braga) e os 35 graus Celsius (Castelo Branco).

Nos Açores, o IPMA espera períodos de céu muito nublado com abertas e possibilidade de aguaceiros fracos nas ilhas do Grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial”. As temperaturas vã variar entre os 18 graus (Ponta Delgada e Angra do Heroísmo) e os 27 graus (Santa Cruz das Flores).

Para a Região Autónoma da Madeira está previsto o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, vento fraco a moderado (10 a 30 quilómetros por hpra) e uma pequena descida de temperatura nas zonas montanhosas. Os termómetros vão subir até aos 27 graus em Porto Santo e os 26 no Funchal.

Para consultar o tempo previsto para o seu concelho, aceda aqui.

Quatro concelhos algarvios em risco máximo de incêndio

O IPMA coloca em risco máximo os concelhos algarvios de Alcoutim, Tavira, Castro Marim e São Brás de Alportel, no distrito de Faro. Em risco muito elevado vão estar 35 municípios dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda e Bragança. Em risco elevado, estão quase 70 outros concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Beja e Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o “reduzido” e o “máximo”. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Nove distritos em aviso vermelho por causa do calor a partir de quinta-feira

Nove distritos do país vão estar em aviso vermelho, o mais grave, a partir de quinta-feira por causa do calor. De acordo com o IPMA, o aviso laranja, que vai estar ativo a partir de quarta-feira de manhã, passa a vermelho na quinta-feira nos distritos de Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Santarém, Beja, Castelo Branco, Portalegre e Braga, por causa da persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O aviso vermelho ficará ativo a partir das 10.59 horas de quinta-feira nos distritos de Santarém, Beja, Castelo Branco e Portalegre e nos restantes distritos apenas entra em vigor às 23.59 de quinta-feira. Em todos os casos o aviso vermelho vigora até às 5.59 de sexta-feira.

Além destes avisos, o IPMA emitiu aviso laranja a partir das 10.59 de quinta-feira para os distritos de Viseu, Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro e Coimbra, até às 5.59 de sexta-feira.

Origem
JN
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo