Negócios

DECO considera que preços do gás de botija estão “demasiado elevados”

Com isto, "ganham os operadores, que têm visto as suas margens aumentar, e perdem os consumidores dos 2,6 milhões de lares prisioneiros desta fonte de energia", denuncia a DECO.

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) considera que os preços do gás de botija estão “demasiado elevados”, considerando a desvalorização da matéria-prima que se observou desde o final do ano passado. 

“Apesar da descida do preço de petróleo que se verificou desde final de 2019, o gás engarrafado continua a ser vendido por valores muito acima do que seria suposto. Em junho, recolhemos 2200 preços de gás engarrafado em 250 pontos de venda. O preço médio de uma garrafa de butano de 13 Kg é de 25,09 euros”, pode ler-se numa nota da DECO publicada no seu site

A DECO reconhece que este valor é mais baixo do que os observados nos primeiros três meses do ano, mas “continua sem refletir a queda que seria possível devido à descida do preço da matéria-prima“, considera a associação. 

Com isto, “ganham os operadores, que têm visto as suas margens aumentar, e perdem os consumidores dos 2,6 milhões de lares prisioneiros desta fonte de energia”, denuncia ainda a instituição. 

“Desde o primeiro trimestre, o preço de referência – inclui matéria-prima, transporte, reservas, enchimento, bem como taxas e impostos sobre estas componentes – baixou cerca de 4,50 euros. Já o preço final de venda ao público da garrafa de butano de 13 kg baixou apenas dois euros”, explica ainda a associação. 

Origem
Noticias ao minuto
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo