Negócios

Magnatas da tecnologia perderam 37,2 mil milhões de euros num só dia

As perdas dos milionários deveram-se a uma correção dos mercados e tiveram lugar depois de 11 dias consecutivos de valorização.

Os dez maiores multimilionários de tecnologia viram a sua fortuna coletiva cair 44 mil milhões de dólares (37,2 mil milhões de euros) na semana passada, de acordo com o Índice da Bloomberg que analisa a fortuna dos multimilionários em tempo real.

Esta quebra nas fortunas surge após uma forte valorização das tecnológicas cotadas em bolsa, uma vez que os clientes recorreram ao retalho e serviços online durante a pandemia da Covid-19. Apesar do mercado se encontrar a recuperar, as tecnológicas tombaram devido à perda de 740 pontas no índice Dow Jones na passada quinta-feira, colocando fim a uma valorização consecutiva que durou 11 dias.

Segundo a mesma publicação, o presidente executivo da empresa de comércio online Amazon, Jeff Bezos, foi o que registou a maior quebra individual na fortuna, perdendo nove mil milhões de dólares (7,6 mil milhões de euros). Seguiu-se uma perda de 8,5 mil milhões de dólares (7,19 mil milhões de euros) para Elon Musk, CEO da Tesla e Space X, e de 4,2 mil milhões de dólares (3,6 mil milhões de euros) para o fundador da rede social Facebook, Mark Zuckerberg.

As perdas associadas às fortunas de Musk, Zuckerberg e Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft, são percentagens ligeiras, uma vez que os magnatas da tecnologias têm patrimónios avaliados em mais de 100 mil milhões de dólares (84,6 mil milhões de euros), pertencendo a um clube exclusivo de ‘centibilionários’. Jeff Bezos, considerado o homem mais rico do mundo cujo património ascendeu aos 200 mil milhões de dólares (169,2 mil milhões de euros), viu o seu valor cair 4,5%.

As ações da empresa de veículos elétricos Tesla caíram 9%, sendo que desde a segunda-feira passada, 31 de agosto, já tombaram mais de 18%. Bill Gates perdeu 2,9 mil milhões de dólares (2,5 mil milhões de euros), enquanto o co-fundador da Microsoft, Steve Ballmer, perdeu 4,8 mil milhões de dólares (quatro mil milhões de euros) devido às ações do gigante do software caírem 6,2%.

Apesar de não pertencer ao clube dos dez multimilionários mais ricos do mundo, Mackenzie Scott, ex-mulher de Jeff Bezos, também viu a sua fortuna afundar, 24 horas depois de se ter tornado a mulher mais rica do mundo. Durante um dia, Mackenzie Scott destronou a herdeira da L’Oreal, Françoise Bettencourt Meyers, depois da fortuna ter ascendido os 68 mil milhões de dólares (57,3 mil milhões de euros), para cair para os 64,8 mil milhões de dólares (54,6 mil milhões de euros).

No entanto, mesmo após a quebra vertiginosa de 44 mil milhões de dólares nas suas fortunas, os dez multimilionários mais ricos do mundo apresentam um património coletivo de 830 mil milhões de dólares (702,3 mil milhões de euros).

Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo