Negócios

Os Simpsons passam a ser da Disney na próxima semana. Há dia e hora marcada

A aguardada fusão entre a Disney e a FOX está muito perto de ser concluída

Em dezembro de 2017, a Disney anunciou que estava a começar a negociar a compra de grande parte da 21st Century Fox, mas muita coisa aconteceu nestes meses que passaram. Desde a concorrência com a Comcast (que fez subir o valor da venda) a problemas relacionados com a lei no Brasil e no México.

Agora tudo parece estar resolvido e, num comunicado para imprensa norte-americana, a empresa deu a data e a hora exata em que a Fox passa a pertencer à Disney: e a 20 de março, às 00h02 (5h02 em Portugal continental).

OS ACORDOS NECESSÁRIOS

Para o negócio ficar terminado faltava apenas que a fusão em alguns países fosse aprovada — Brasil e México. O Brasil disse que sim ainda em fevereiro, com a condição de que a Disney terá de revender os canais Fox Sports. Como a Disney já é dona da ESPN, ficar com as duas emissoras causaria um duopólio no mercado brasileiro de canais desportivos. No México aconteceu o mesmo e só agora a Disney obteve a autorização mexicana.

Avatar, X-Men, Deadpool e o Quarteto Fantástico vão passar a pertencer à Marvel Studios, cuja empresa-mãe é a Disney. As séries que a Marvel co-criou com a Netflix também deixarão a plataforma de streaming em breve, numa altura em que se espera a chegada de um serviço de streaming da Disney.

Em 2017, a compra tinha sido anunciada no valor de mais de 45 mil milhões de euros. Porém, a Comcast (empresa ligada à Universal) decidiu entrar na corrida para a compra da Fox e o preço disparou. A Disney vai agora dar mais de 60 mil milhões de euros, entre dinheiro e ações, pela Fox.

A fusão envolve grande parte da propriedade da FOX, exceto os programas e canais de desporto e de notícias. Os Simpsons – provavelmente a criação mais famosa da 21st Century Fox – vão passar a pertencer à Disney.

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.

Origem
Expresso
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo