Tecnologia

Dê mais energia ao seu smartphone ou tablet com 8 apps grátis para iOS e Android

Jogos, receitas vegetarianas e novidades na aplicação MB WAY estão entre as apps escolhidas esta semana pela equipa do SAPO TEK para animar o seu smartphone ou tablet. São todas grátis.

Esta semana há muitas apps por onde escolher em plataformas iOS e Android. Entre entretenimento e ferramentas úteis as propostas da equipa do SAPO TEK vão ajudar a renovar o smartphone ou o tablet e há de certeza uma adequada para si.

O exército suiço criou uma app para ajudar a preparar os recrutas

Chama-se ready – fit for #teamarmee e é o que promete: uma ajuda para os recrutas ficarem mais preparados para o serviço militar.

O exército da Suiça é conhecido pelo seu rigor, mas nos últimos anos os recrutas têm chegado ao serviço pouco preparados, e até um pouco obsesos. Qual é a solução? Uma app que ajuda os suiços a prepararem-se antes do serviço militar obrigatório.

Atualmente o exército suiço tem apenas 5% de soldados profissionais e a maior parte das suas forças é constituída por homens que cumprem o serviço militar obrigatório, sendo que todos os anos cerca de 20 mil soldados recebem treino básico durante um período de 18 a 21 semanas.

A app ajuda a seguir uma série de exercícios para ficar em forma e apesar da barreira linguística pode ser uma ajuda para quem se quiser preparar para o exército, ou simplesmente para ficar em forma.

A ready – fit for #teamarmee é gratuita e está disponível para iOS Android.

Atire alguém ao ar (literalmente) até que chegue ao espaço

Buddy Toss é um daqueles jogos fáceis, sem grandes truques, mas que resultam como distração e ajudam a “libertar vapor”. Sem problemas de consciência.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.Subscrever Já subscrevi

O nome indica o que é preciso: pegar numa personagem ao colo e atirá-la ao ar, e depois apanhá-la e impulsionar outra vez, e outra vez, e outra vez… até chegar ao espaço.

Simples e eficaz para quem quer passar uns tempos sem pensar em grande coisa. É para isso que servem os jogos casuais, mas também para dar provas de destreza, como é o caso.

O objetivo é conquistar o maior número de pontos possível e mostrar que é o mais forte. E não, isto não é uma alegoria ao Dia do Pai e à capacidade ancestral de apanhar sempre os filhos sem os deixar cair…

Apesar de simples o jogo tem alguma personalização que pode usar para ajustar as suas preferências.

A app está disponível para iOS e Android.

“Querida, mudei a casa!” Transforme o estilo dos lares em videojogo para smartphones

Transforme-se num designer de lares num jogo onde poderá mudar a mobília e a disposição das divisões da casa.

Em Home Design Makeover terá a seu cargo a transformação cosmética dos lares de diversas famílias. Modifique a disposição da cozinha ou troque de sofás na sala de estar, poderá fazer tudo isso se tiver orçamento para tal. Mas se necessitar de dinheiro poderá resolver puzzles para ganhar uns “trocos”.

O desafio é criar as decorações de sonho das famílias e clientes que pedem estilos mirabolantes, desde a inspiração na época colonial ou aspetos futuristas. Mas pode dar um toque mais extravagante, desenhando uma cozinha rústica ou quartos luxuosos. Há clientes de todo o tipo, desde recém-casados a celebridades de Hollywood.

O jogo conta ainda com inspirações em diversos países, tais como Tóquio, Paris e Marrocos. Lide não só com a arrumação da mobília, como também a iluminação, plantas, assim como a utilização de objetos sazonais.

Pode fazer o download do jogo gratuitamente em versões iOS e Android.

MB WAY: Agora já pode (mesmo) deixar o cartão em casa para ir ao Multibanco

A funcionalidade ainda não está disponível em todas as caixas Multibanco e precisa da atualização da aplicação MB WAY nos smartphones iOS e Android.  

A ideia é simples: e se em vez de ter de colocar o cartão da caixa Multibanco usar uma aplicação do telemóvel para aceder aos vários menus e concretizar as operações? Depois das várias “adições” que a aplicação da SIBS tem recebido para transferir dinheiro, dividir contas e fazer pagamentos diretamente na aplicação, chega agora a possibilidade de usar o Multibanco sem o cartão bancário.

A funcionalidade “Utilizar Multibanco” ficou disponível hoje com a atualização da aplicação MB WAY para iOS e Android e é a mais recente adição a um leque de funcionalidades que a SIBS tem vindo a adicionar à sua app. Nem todas as caixas Multibanco estão já preparadas, como explica a SIBS, mas estarão até ao final do mês. As várias tentativas que fizemos aqui à volta da redação não tiveram sucesso.

Já era preciso levantar dinheiro no Multibanco, e até enviar um código para outra pessoa fazer levantamentos, mas ainda não era possível fazer outro tipo de operações nas caixas automáticas, como pagamentos.Pedir uns trocos aos pais e amigos? Vai ser mais fácil com o MB WAYVer artigo

Para usar o serviço é preciso ir a uma caixa Multibanco, carregar na tecla verde e escolher a opção para ler o código QR (um código bidimensional)  com a ajuda da câmara. Depois tem de confirmar a atenticação no smartphone com o PIN ou outro sistema de autenticação que utilize, como touchID, impressão digital ou reconhecimento de rosto.

Depois disso o Multibanco é desbloqueado e já pode fazer as operações, como pagamento de serviços, carregamento de titulos de transporte ou carregamento de telemóveis.

Para já nem todas as caixas Multibanco permitem usar esta funcionalidade mas a SIBS diz que até ao fim do mês estará disponível em todas as 12 mil caixas instaladas na rede Multibanco.

Segundo os últimos números, a MB WAY tem mais de 1,25 milhões de utilizadores que fazem cerca de 3 milhões de operações por mês.MB WAY alcança o primeiro milhão de utilizadoresVer artigo

Atualmente a MB WAY já permite compras presenciais com NFC e QR Code, compras online com número de telemóvel, geração de cartões MB NET, enviar dinheiro, pedir dinheiro ou dividir a conta e, ainda o levantamentos de dinheiro sem cartão.

Recentemente a aplicação esteve debaixo de críticas pelo anúncio de que alguns bancos iam começar a cobrar pelas transações no MB WAY, mas a SIBS confirmou que isso será uma decisão de cada banco.

Saiba quais as estrelas que está a ver no céu

Com a SkyView pode identificar corpos celestes utilizando o seu smartphone.

A SkyView é uma aplicação que lhe permite identificar facilmente qualquer estrela, planeta ou satélite. Para isso, basta apontar a câmara do seu smartphone Android para o corpo celeste sobre o qual deseja saber mais informações.

Para além de identificar, a SkyView também lhe transmitirá dados adicionais sobre o elemento selecionado, como por exemplo o seu raio ou a distância a que está da Terra.

A aplicação inclui ainda uma funcionalidade que lhe permite ver a posição em que um corpo celeste esteve ou irá estar em determinado momento do tempo.

A SkyView foi desenvolvida de modo a funcionar sem recurso a GPS. Como tal, não irá necessitar de uma ligação WiFi para utilizar a aplicação.

Pode descarregar a versão gratuita do SkyView para Android na Google Play Store.

Saltite entre plataformas, tal como se estivesse em Marte…

Mars: Mars tem um conceito simples, mas é um grande vício, desde o primeiro salto…

Esta proposta é a prova de que as mecânicas mais simples são aquelas que podem ser mais desafiantes e viciantes. Mars: Mars é um jogo de perícia que desafia os jogadores a controlarem um astronauta em Marte, saltando entre plataformas graças à propulsão de um jetpack. O problema é que o combustível é muito limitado e terá de utilizar os disparos do motor para ajustar a trajetória da personagem.

Assim, terá de premir o lado esquerdo e direito do ecrã que corresponde a cada um dos motores do jetpack, sendo que cada um impulsiona o dispositivo para o lado contrário. Poderá fazer as tentativas que quiser em cada plataforma e acredite que a dificuldade vai aumentando, colocando obstáculos ou itens no caminho para recolher. Obviamente que para aterrar em segurança terá de ativar os dois propulsores para abrandar a velocidade, claro, se ainda tiver combustível.

O jogo oferece diferentes personagens a desbloquear, como que levando mais pessoas para Marte. E cada uma tem um estilo próprio e algumas diferenças na forma de jogar, sobretudo porque o cenário pode mudar, e com isso a força da gravidade, como cenários subaquáticos, por exemplo.

Pode fazer o download gratuito de Mars: Mars em versões Android e iOS.

VegMenu: Esta app tem receitas vegetarianas para fazer todos os dias

Encontrar receitas vegetarianas e vegan nem sempre é fácil. Esta app dá uma ajuda e também faz a contagem de calorias.

A falta de ideias para confecionar refeições apetitosas é um dos argumentos muitas vezes usado para não fazer comida vegetariana, mas há muitas alterbativas que podem ser aproveitadas para combinar alimentos, e a app VegMenu oferece muitas opções.

Há muitas receitas para descobrir, e diversas com inspiração da cozinha italiana. Entradas, pratos principais e sobremesas, com acompanhamento da preparação passo a passo, mas também um guia para dias especiais, como a páscoa, natal ou jantares românticos.

A app também dá ajuda para comprar de forma mais consciente e poupar dinheiro, e tem a possibilidade de indicar valores nutricionais e de contar calorias em cada refeição.

A VegMenu está disponível para Android e é gratuita.

App MySNS Carteira vai permitir consultas médicas por videochamadas

Até ao final do primeiro semestre do ano, a funcionalidade vai estar em utilização e pode poupar deslocações aos hospitais e centros clínicos, seja para consultas ao médico de família ou de especialidade.

A aplicação MySNS Carteira já está disponível desde janeiro de 2017, quando arrancou em versão beta, mas dois anos depois e com 300 mil utilizadores portugueses, a app vai receber novasfuncionalidades. A aplicação do Serviço Nacional de Saúde está em destaque durante o Portugal eHealth Summit 2019, que arrancou hoje em Lisboa, com temas centrados na biotecnologia e as ciências da vida, robótica e domótica, IA, privacidade, segurança e telesaúde, para destacar alguns.

Inicialmente, a app MySNS Carteira permitia reunir a informação de saúde dos cidadãos no smartphone, através do número de utente do SNS. Atualmente já permite guardar receitas, vacinas ou registos de alergias, mas o objetivo é criar nesta aplicação uma plataforma segura que permita fazer a videochamada, sem dúvidas sobre a identidade do médico e do doente.

A introdução da videochamada através de telemóveis é mais um dos passos da utilização da tecnologia na saúde, que abrage várias áreas, da relação do cidadão com os serviços mas também no backoffice, com a preparação dos sistemas e a harmonização dos registos. Estes são exemplos referidos por  Francisco Ramos, secretário de Estado da Saúde, defendendo que já foram dados passos gigantescos na transformação digital da saúde.

A telemedicina, e as consultas à distância, foram destacados por Francisco Ramos, secretário de Estado da Saúde, mas o governante lembrou que é preciso trabalhar no equilíbrio entre o esforço de consolidação e na busca de motivação na saúde.

Em breve passará também a permitir, via smartphone, obter consultas a um médico de família ou de especialidade.

O projeto-piloto está previsto arrancar nas regiões de Lisboa e Porto, até ao final do primeiro semestre do ano, e restante território nacional antes do fim de 2019. O projeto vai permitir receber consultas no Serviço Nacional de Saúde através de uma videochamada, que será sobretudo útil a pacientes com doenças crónicas.

Ainda assim, a utilização do serviço de telesaúde está sempre dependente da aceitação dos profissionais de saúde, médicos e instituições. A grande vantagem, para além de poupar as deslocações, é permitir uma vigilância mais eficaz a casos que necessitem de maior acompanhamento.

Origem
SAPO24
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close