Tecnologia

Robot australiano capaz de construir uma casa com 5 divisões em menos de 3 dias

O "Hadrian X" consiste num braço robótico montado sobre um trator de construção com a capacidade de manusear mil tijolos por hora.

A empresa australiana FBR sediada na cidade Perth, antigamente conhecida por Fastbrick Robotics, conseguiu construir uma casa com uma área de 180 metros quadrados com cinco divisões [três quartos e duas casas de banho], utilizando um robot especializado no manuseamento de materiais de construção.

Trata-se do “Hadrian X”, vencedor do prémio Excellence in Construction Innovation em 2018, que consiste num braço robótico montado sobre um trator de construção com a capacidade de manusear mil tijolos por hora. A sua eficácia diminui drasticamente o tempo de construção de um edifício [já que em média um trabalhador das obras consegue utilizar 400 tijolos por hora] e pode ser ainda montado para atuar em várias superfícies, tais como carris, barcos, gruas e canais.

O que se conseguiu com o programa foi um salto significativo para a indústria da construção”, explicou Mike Pivac, presidente executivo da FBR, à Urban Developer.

Acrescentou ainda que a empresa “tem o único robot automático no mundo capaz de otimizar o tempo da construção com tijolos. Há um mercado vasto e próspero à espera desta inovação.”

Esta semana a australiana registou um aumento percentual de 21% do valor de mercado das suas ações, e de acordo com Pivac a FBR está pronta para entrar numa nova fase, a de globalização: “à medida que executamos a nossa estratégia de comercialização à escala global, para capitalizar a procura pela nossa tecnologia, estamos também felizes pelos resultados que temos tido”, “tudo aponta para que o potencial da nossa tecnologia possa mudar o modo de funcionamento da indústria da construção civil”, concluiu.

São iniciativas e avanços tecnológicos como o “Hadrian X” que num futuro próximo poderão vir a solucionar a crescente falta de mão de obra trabalhadora, bem como a necessidade de alojar a população cada vez mais numerosa do planeta.

ASQVMiMt_normal Robot australiano capaz de construir uma casa com 5 divisões em menos de 3 dias

FBR@FBR

FBR has signed a global partnership agreement with European block-making giant @wienerberger to develop, manufacture and test clay blocks optimised for Hadrian X | Read our ASX announcement: https://www.asx.com.au/asxpdf/20180905/pdf/43y1zrf8kv65nm.pdf 

Veja outros Tweets de FBR

Origem
Observador
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo