Tecnologia

Tik Tok eliminou mais de 300 mil vídeos devido a desinformação política nos EUA

Os vídeos foram eliminados durante o segundo semestre de 2020.

A rede social Tik Tok eliminou mais de 340 mil vídeos da sua plataforma nos Estados Unidos da América (EUA) devido a “informações falsas sobre as eleições, desinformação e manipulação dos media“. Num relatório, divulgado esta quinta-feira pela empresa, os vídeos foram elimininados da rede social entre julho e dezembro de 2020. Durante o mesmo período, foram também apagados cerca de 50 mil vídeos que promoviam informações falsas sobre a pandemia da covid-19.

A rede social excluiu ainda 1.750.000 contas “automáticas” durante o segundo semestre de 2020. Apesar de não ter a certeza se essas contas estavam a ser utilizadas para promover a desinformação política, a empresa considerou “importante” removê-las nessa altura.

Além destes vídeos, mais de 400 mil foram considerados de “conteúdo não comprovado”, tendo sido removidos do feed de sugestões para os utilizadores.

A empresa utiliza plataformas como a PolitiFact, Lead Stories e a SciVerify para verificar se as informações são, ou não, falsas. No total, mais de 89 milhões de vídeos foram eliminados por violarem os termos e diretrizes da rede social. Desses, 12 milhões foram publicados por utilizadores nos EUA.

Origem
Jornal SOL
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo