Tecnologia

Os smartphones podem estar a ver tudo o que o utilizador faz

Exame Informatica

Um investigador da Northeastern University afirma que os telemóveis não estão sempre a ouvir tudo, mas que é possível que estejam a ver tudo o que o utilizador faz

04.07.2018 às 9h27

Os telemóveis podem ser usados para espionagem e uma das teorias da conspiração mais constantes é de que estão sempre a ouvir o utilizador. No entanto, um investigador da Northeastern University afirma que não é bem assim, embora avance que os smartphones possam estar sempre a ver tudo o que o utilizador faz.

Num estudo sobre mais de 17 mil apps, concluiu-se que mais de metade pede acesso à câmara e ao micro. Através de um método de interação automatizada com a app, verificou-se que não havia ficheiros de áudio a serem enviados para qualquer entidade terceira. Os investigadores explicam que não podem afirmar taxativamente que os telefones não estão sempre à escuta e que o método de interação automatizada pode ser falível, produzindo resultados diferentes face à interação humana. A outra conclusão interessante é que várias apps captaram vídeo ou imagens do que o utilizador estava a fazer e enviaram esses conteúdos para terceiros, noticia o The Verge.

Uma das apps mencionadas é a GoPuff, que é usada para encomendas de comida fora das horas convencionais. Esta aplicação gravou e enviou o ecrã onde é recolhida a informação sobre o código postal do utilizador. A GoPuff admitiu a prática, revelando que tinha atualizado a política de privacidade recentemente onde revelava que alguma informação pessoal e que pode identificar o utilizador será recolhida.

Origem
Exame Informatica
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo