Nacional

Dar sangue “pode ajudar a salvar até três vidas”. Saiba mais.

Dar sangue é uma ação que pode salvar vidas e é uma forma de ajudar outras pessoas em momentos de necessidade. Em Portugal, a doação de sangue é uma prática segura e controlada pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST). Neste artigo, vamos falar sobre a importância de dar sangue em Portugal e como essa ação pode ajudar a salvar vidas.

Dar sangue é um “gesto pode ajudar a salvar até três vidas”. Este é o ‘alerta’ do Serviço Nacional de Saúde (SNS), esta quinta-feira, através da rede social Twitter.

A doação de sangue é importante porque o sangue é essencial para a sobrevivência humana e não pode ser produzido artificialmente. Quando alguém precisa de sangue, seja para uma transfusão ou para a produção de medicamentos, é necessário contar com a doação de outras pessoas.

Como doar sangue em Portugal?

Para doar sangue em Portugal, é necessário ter entre 18 e 65 anos de idade, estar em boas condições de saúde e não ter tido uma doença contagiosa nos últimos meses. Você também não pode ter recebido uma transfusão de sangue nos últimos 12 meses.

Para doar sangue, basta procurar um dos Centros de Sangue e Transplantação do IPST ou uma das suas unidades móveis de colheita. Veja aqui.

Durante a doação, será feita uma avaliação da sua saúde e serão retirados cerca de 450 ml de sangue. Todo o processo leva cerca de 30 minutos e é totalmente seguro.

Após a doação, o sangue é testado e processado para garantir a segurança do receptor. O sangue doado pode ser usado para a produção de medicamentos, como a albumina e o fator VIII, que são usados em tratamentos de pacientes com doenças como hemofilia e queimaduras graves. O sangue também pode ser usado em transfusões de sangue para pacientes em hospitais.

Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo