Nacional

Infarmed suspende venda de medicamento para a tensão

Jornal i

Comunicado foi emitido ontem

A venda de vários lotes de medicamentos com a substância valsartan, usados para tratar a hipertensão, foi suspensa pelo Infarmed.

Esta medida surge depois de a Agência Europeia do Medicamento (EMA) e as autoridades norte-americanas terem ordenado a suspensão dos medicamentos, após ter sido detetada uma impureza na substância valsartan, produzida pelo fabricante chinês Zhejiang Huahai Pharmaceuticals.Trata-se de um químico orgânico que pode ser tóxico para vários órgãos vitais.

“Neste contexto, o INFARMED recomenda que os doentes que estejam a utilizar algum dos medicamentos recolhidos não interrompam o tratamento e que contactem o seu médico ou farmacêutico, para efeitos de prescrição ou dispensa, tendo em vista a sua substituição por medicamentos alternativos”, revela o comunicado emitido na passada quinta-feira.

“O INFARMED já desencadeou junto das farmácias o processo de recolha dos medicamentos afetados conforme circular informativa n.º 096/CD/550.20.001, de 04/07/2018, tendo identificado os medicamentos afetados, cuja lista atualizada se anexa”.

Para consultar a lista e ver quais os medicamentos afetados, clique aqui.

Origem
Jornal i
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo