Mundo

Autoridades no Havai contabilizam 117 habitações destruídas por erupção do Kilauea

Observador

As autoridades do Havai contabilizaram, até segunda-feira à noite, 117 habitações destruídas pelas torrentes de lava na Ilha Grande pela erupção do vulcão Kilauea.

As autoridades do Havai contabilizaram, até segunda-feira à noite, 117 habitações destruídas pelas torrentes de lava na Ilha Grande pela erupção do vulcão Kilauea, indicou a porta-voz do condado, Janet Snyder. Na sexta-feira, a contabilização tinha ficado nas 87 habitações destruídas, sendo que esta disparidade de números, num curto espaço de tempo, deve-se, de acordo com a responsável, à dificuldade do levantamento através dos meios aéreos por causa do vapor produzido pela lava no oceano.

As autoridades já emitiram ordens para os moradores de Leilani Estates, de Kapoho Beach e de Vacationland abandonarem as habitações, ou podem correr o risco de ficarem presos e inacessíveis às equipas de emergência. Os moradores das áreas próximas também devem estar preparados para evacuar, afirmaram as autoridades.

O vulcão Kilauea entrou em erupção há cerca de um mês, obrigando já à retirada de mais de duas mil pessoas de zonas onde a lava começou a ser expelida por fissuras no solo. Ao nível do turismo, uma das maiores indústrias locais, a ilha já perdeu três milhões de euros correspondentes aos meses de maio, junho e julho, com a grande maioria dos cruzeiros a cancelar estadias devido à erupção.

O vulcão Kilauea situa-se no sudeste da Grande Ilha do Havai, onde vivem cerca de 185 mil pessoas. Entrou em erupção em 03 de maio e desde então já foram registadas mais de 20 fissuras que estão a expelir lava. A 1.200 metros de altitude, o Kilauea é um dos mais ativos no mundo e um dos cinco existentes naquele arquipélago norte-americano.

O Kilauea está em erupção contínua desde 1983. O Observatório de Vulcões do Havai emitiu um aviso, em meados de abril, relatando que havia sinais de pressão no magma subterrâneo.

Origem
Observador
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo