Mundo

Incêndios fora de controlo na Grécia já causaram 20 mortos

Jornal Noticias

Pelo menos 20 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas devido aos graves incêndios ativos em vários locais da Grécia, dois deles perto de Atenas, que estão fora de controlo devido aos ventos fortes.

Um porta-voz do governo grego confirmou, esta terça-feira ao início da madrugada, que pelo menos 20 pessoas morreram nos violentos incêndios que ficaram fora de controlo ao fim da tarde de segunda-feira.

A maioria das vítimas ficou encurralada pelas chamas na localidade costeira de Mati, no leste de Ática, a cerca de 40 quilómetros da capital, Atenas, e morreu nas suas habitações ou em carros.

Segundo testemunhas citadas pelo jornal “The Guardian”, quatro vítimas morreram carbonizadas numa estrada em Mati.

Há ainda registo de 104 feridos, 11 deles em estado critico nos cuidados intensivos hospitalares da região de Ática, incluindo 16 crianças.

Há relatos de vários desaparecidos, incluindo quatro turistas da Dinamarca.

Os incêndios devastaram casas e obrigaram a diversas evacuações, com as autoridades gregas a declararem o estado de emergência e a pedirem ajuda europeia.

O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras, antecipou o seu regresso à Grécia a partir de Bósnia-Herzegovina para acompanhar a situação a partir do Centro de Coordenação Unificado e manifestou a sua esperança de que, apesar das condições meteorológicas, possa ser possível controlar os diferentes focos de incêndio espalhados pelo país.

Já o ministro da Administração Interna (Ordem Pública), Nikos Toskas, pediu cautela aos cidadãos e sugeriu que os incêndios podem ter sido provocados.

Centenas de bombeiros continuam a tentar controlar sete grandes incêndios que assolam a Grécia desde o início da tarde de segunda-feira, mas os trabalhos estão a ser dificultados por ventos fortes.

Um dos incêndios, a cerca de 50 quilómetros de Atenas, obrigou à evacuação de três localidades, onde reduziu a cinzas dezenas de casas e causou o encerramento ao tráfego durante 17 quilómetros da autoestrada de Olímpia, que liga a capital com o Peloponeso, porque as chamas estão muito próximas da estrada.

Os incêndios afetaram as linhas elétricas, o que originou cortes de energia, e também deixaram vários banhistas presos numa praia de Atica, depois de ficarem cercados pelas chamas.

Origem
JN
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo