Mundo

Tailândia. Morreu um dos homens que estava a tentar salvar crianças presas numa gruta

Jornal i

Esta é a primeira vítima da operação de resgate as 12 crianças e do treinador de futebol que estão presos numa gruta inundada no norte da Tailândia há 13 dias

As autoridades tailandesas revelaram esta sexta-feira que um antigo membro da marinha daquele país morreu durante as operações de resgate as 12 crianças que se encontram presas numa gruta.

“Depois de entregar uma reserva de oxigénio às crianças, ficou sem oxigénio para regressar” à superfície, revelou Passakorn Boonyaluck, vice-governador da província de Chiang Rai. “Ficou inconsciente no caminho de regresso e o companheiro de mergulho tentou ajudar”, mas já não conseguiu salvá-lo, acrescentou o chefe dos comandos da marinha tailandesa, Apakorn Yookongkaew.

As autoridades revelaram que a vítima era um ex-oficial da marinha tailandesa, de 38 anos, chamado Saman Kunam.

Esta é a primeira vítima da operação de resgate as 12 crianças e do treinador de futebol que estão presos numa gruta inundada no norte da Tailândia há 13 dias. A morte deste voluntário veio evidenciar o perigo do percurso que estes jovens, com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos, terão de fazer para sairem da gruta. Esta missão “é muito assustadora e perigosa, mas vamos continuar como planeado”, disse Chiang Rai, citado pelo Washington Post.

As operações estão a acelerar esta sexta-feira, devido à previsão da ocorrência de chuva. A equipa de salvamento tentará, com recurso a bombas, baixar o nível da água para permitir a passagem das crianças e do treinador. Um mergulhador experiente leva, nas condições que se apresentem atualmente, seis horas a chegar às crianças e cinco a regressar, devido à força das correntes.

Origem
Jornal i
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo