Nacional

Bastonário dos Médicos visita S. José esta terça-feira

Jornal i

Em causa está o pedido de demissão de vários clínicos com funções de chefia por considerarem que as condições da urgência estão sem níveis aceitáveis de segurança.

O bastonário da Ordem dos Médicos vai visitar na terça-feira o hospital de São José, onde na sexta-feira vários clínicos com funções de chefia apresentaram a sua demissão por considerarem que as condições da urgência estão sem níveis aceitáveis de segurança.

Para Miguel Guimarães, esta situação “espelha o que está a acontecer no país todo”, com profissionais a trabalhar no limite e prevê mais demissões noutros hospitais.

O bastonário está preocupado nomeadamente com os relatos de internos (médicos em formação) a fazer urgência sozinhos, sem apoio direto de médicos especialistas.

Também o presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, Alexandre Valentim Lourenço, manifesta “grande preocupação” com o que está a acontecer no Centro Hospitalar de Lisboa Central. O responsável lembra que o hospital de S. José é uma unidade “final de referência”, que recebe doentes de vários pontos do país e de outras unidades.

Recorde-se que, no pedido de demissão, os profissionais apontam para a consecutiva degradação da assistência médica prestada no serviço de urgência do Hospital São José, considerando que se chegou a uma “situação de emergência” que impõe “um plano de catástrofe”.

A administração do CHLC, que integra o São José, já veio reconhecer “o essencial das queixas” e dos problemas levantados pelos chefes de equipa que apresentaram a sua demissão, garantindo que está a tentar encontrar soluções.

Origem
Jornal i
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo