Tecnologia

Há uma nova vaga de fraudes com chamadas internacionais desconhecidas. Como se proteger?

A Anacom alerta para uma nova versão de um já conhecido esquema fraudulento por telefone. Para evitar cair na “armadilha” dos burlões, a entidade reguladora recomenda não atender nem devolver chamadas de números internacionais desconhecidos.

Os esquemas fraudulentos através de chamadas de números internacionais são um fenómeno já bem conhecido e, em plena pandemia, voltaram a atacar “em força”. A Anacom revela que tomou conhecimento de uma nova onda de burlas telefónicas com números estrangeiros desconhecidos que tem feito aumentar o número de reclamações por parte dos consumidores nas últimas semanas.

As vítimas recebem chamadas internacionais, com números começados por 00 ou + seguido do indicativo do país. São propositadamente chamadas de um toque, não dando tempo a quem está do outro lado para atendê-las. Caso chegue a atender ou a devolva a chamada, o utilizador arrisca-se a perder imediatamente o saldo do telemóvel, no caso de um tarifário pré-pago, ou a receber uma fatura com valores avultados num tarifário pós-pago.Anacom alerta para ciberfraude com chamadas internacionais de números desconhecidosVer artigo

A Anacom elucida em comunicado que os esquemas fraudulentos são semelhantes aos que se sucederam em 2017. No caso mais recente, as queixas recebidas apontam para a Tunísia, com o indicativo +216 ou 00216, como o país de origem do maior número de chamadas. Contudo, existem chamadas com origem, por exemplo, na Argélia, Marrocos, Congo e Tanzânia.

A entidade indica que uma vez que os países de origem e os números utilizados vão variando, bloqueá-los não resolve o problema. Além disso, por não ser possível distinguir uma chamada legítima de uma fraudulenta, as operadoras não podem impedir os consumidores de receber chamadas internacionais de um país em específico.

O que fazer para não cair na “armadilha” dos burlões

A melhor estratégia para evitar cair no esquema dos burlões é mesmo não atender nem devolver chamadas de números internacionais desconhecidos, recomenda a Anacom. A DECO também está a acompanhar a onda de burlas por telefone depois de ter sido notificada por vários consumidores. À semelhança da entidade reguladora, a associação indica que a melhor opção é ignorar as chamadas em questão.

Mas para muitos consumidores com familiares fora do país ou a aguardar contactos de empresas estrangeiras para tratar de negócios ou propostas de emprego torna-se difícil simplesmente não atender chamadas internacionais. Assim, a DECO recomenda optar pelo correio eletrónico por aplicações de mensagens. Embora não estejam isentos de riscos, os canais de comunicação alternativos podem ajudar a não cair nos esquemas fraudulentos.

A Anacom inidica que, se por acaso chegou a atender ou a devolver uma chamada internacional desconhecida e notou que lhe foram cobrados valores astronómicos, poderá apresentar queixa às autoridades, uma vez que pode estar em causa a prática de um crime. A DECO recomenda também notificar a sua operadora para o sucedido.

Origem
Sapo Tek
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo