Mundo

Portugal entre os países que Trump quer que dêem mais dinheiro à Nato

As cartas foram enviadas em junho a vários países que fazem parte da aliança transatlântica

Donald Trump enviou uma carta a alguns países que fazem parte da Organização do Tratado Atlântico Norte (NATO)  a criticar as contribuições insuficientes. Entre eles está Portugal.

Segundo avança o The New York Times, para além de Portugal, receberam também a dita carta a chanceler alemã, Angela Merkel, o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, assim como o governo belga, norueguês, espanhol, italiano, holandês e luxemburguês.

Para Trump, estes países contribuem com muito pouco para a sua própria defesa, reforçando que os Estados Unidos estão a perder a paciência com a falha das obrigações de segurança que existem na aliança.

Nas cartas enviadas em junho pelo presidente norte-americano, os países da NATO deveriam contribuir com 2% do Produto Interno Bruto (PIB). Os pagamentos que actualmente são feitos não são suficientes para Trump que chega mesmo a pôr em cima da mesa a sua continuidade na NATO.

“Como discutimos durante a visita em abril, verifica-se uma frustração que é crescente nos Estados Unidos em relação a alguns aliados que não deram o passo seguinte, tal como tinham prometido”, pode ler-se na carta enviada a Angela Merkel. “Os Estados Unidos continuam a contribuir com mais recursos para a defesa da Europa numa altura em que a economia europeia se encontra bem. Isto já não é sustentável para nós (EUA)”, acrescenta.

A notícia surge uma semana antes da reunião entre os países que compõem a NATO. O encontro irá realizar-se em Bruxelas e será um novo teste à permanência dos Estados Unidos na aliança transatlântica.

Recorde que Donald Trump considerou a NATO “uma organização obsoleta” durante a campanha eleitoral para a Casa Branca apesar de, mais recentemente, ter dito que “a NATO é maravilhosa, mas ajuda mais a Europa dos Estados Unidos”. Durante a visita de Angela Merkel a Washington, Trump questionou “por que motivo somos nós  [EUA] a pagar a maior parte dos custos?”

Origem
Jornal i
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo