Mundo

Depois das críticas, Juncker e Trump anunciam acordo para “zero taxas”

Jornal Noticias

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o norte-americano, Donald Trump, anunciaram um acordo, anulando um conflito comercial entre Washington e Bruxelas que já tinha motivado taxas alfandegárias punitivas mútuas.

Os EUA e a UE chegaram a um “acordo”, anunciou Juncker, enquanto Trump afirmou que as duas partes queriam avançar para “zero taxas alfandegárias” nas suas trocas industriais, exceção feita ao setor automóvel.

UE vai aumentar “imediatamente” as suas importações de soja provenientes dos EUA, congratulou-se Trump, que prometeu rever a questão das taxas alfandegárias que os EUA estão a aplicar ao aço e alumínio europeus.

Ainda segundo Trump, que anunciou a criação “imediata” de um grupo de trabalho, as relações entre Washington e Bruxelas entraram em “uma nova fase”.

Já antes do encontro, Juncker e Trump tinham dado sinais de apaziguamento. “Nós somos parceiros próximos, aliados, não inimigos”, declarou Juncker, enquanto Trump disse esperar alguma coisa “muito positiva” do encontro.

Trump e Juncker discutiram a crescente divergência de políticas comerciais, focada designadamente em tarifas alfandegárias já aplicadas pelos norte-americanos sobre as importações de aço e alumínio, e retaliadas pelos europeus.

Em cima da mesa também esteve a intenção de Trump de taxar os automóveis e sobresselentes europeus. Os líderes europeus já avisaram que estão prontos para retaliar, com a aplicação de tarifas alfandegárias sobre importações provenientes dos EUA no montante de 20 mil milhões de dólares (17 mil milhões de euros).

Ao desenvolver o seu argumentário apaziguador, Juncker afirmou que Bruxelas e Washington devem trabalhar em conjunto. “Nós representamos metade do comércio mundial”.

Os números da agência estatística da União Europeia (UE), o Eurostat, relativos a 2017, indicam que a UE exportou para os EUA 376 mil milhões de euros e importou 256 mil milhões de euros.

“Estou de acordo e se pudermos não ter taxas alfandegárias, nem barreiras, nem subvenções, os EUA ficariam extremamente satisfeitos”, disse Trump, que não perdeu a oportunidade para insistir que o seu país tinha “perdido centenas de milhares de milhões de dólares com a União Europeia”.

O ocupante da Casa Branca insistiu na sua posição, realçando: “Queremos apenas um terreno igual para os agricultores, os industriais, para toda a gente”.

A UE é objeto, desde 01 de junho, de taxas alfandegárias punitivas aplicadas pelos EUA, de 25% no caso das suas exportações de aço e 10% no das de alumínio, com o governo norte-americano a criticar os países europeus por não abrirem o seu mercado às mercadorias dos EUA.

Bruxelas respondeu àquelas taxas aplicando outras sobre as importações provenientes dos EUA.

Mas Trump ameaça agravar o conflito com os europeus, se estes não cederem às suas pretensões, impondo taxas alfandegárias sobre as viaturas oriundas da Europa, o que inquieta particularmente a Alemanha, onde este setor emprega cerca de 800 mil pessoas.

Origem
JN
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo