Mundo

Maduro desafia Guaidó a convocar eleições “para o derrotar já”

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, instou, esta quarta-feira, o autoproclamado presidente interino do país, Juan Guaidó, a convocar eleições presidenciais antecipadas, sublinhando estar seguro da vitória.

“Por aqui há um palhaço que diz ser presidente interino. A primeira coisa que deve fazer um presidente interino é convocar eleições. Porque não convoca eleições, para o derrotar já com os votos do povo?”, questionou Maduro, que falava em Caracas, durante um evento de graduação de quase 1500 médicos.

PARLAMENTO APROVA ACORDO PARA ENTRADA DE AJUDA HUMANITÁRIA

image Maduro desafia Guaidó a convocar eleições "para o derrotar já"

VER MAIS

Por outro lado, voltou a insistir que o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, tem um plano para “apoderar-se dos recursos e das riquezas minerais venezuelanas”.

Segundo Nicolás Maduro, “a Venezuela está hoje no epicentro geopolítico mundial, entre a disputa de uma visão imperial unipolar agressiva, do império ‘gringo’ [estrangeiro] e a visão democrática multipolar de convivência, harmonia e de diálogo dos povos do mundo”.

No entanto, advertiu que se a Venezuela fosse invadida pelos Estados Unidos, não apenas os venezuelanos “levantariam as armas” para a defender, como também os povos asiáticos, árabes, das Caraíbas e da América Latina. “Se a Venezuela for agredida militarmente pelo império dos EUA, os povos do mundo se levantarão e lutarão, junto com a Venezuela, em todos os territórios”, disse.

A realização de eleições presidenciais antecipadas é uma das promessas do autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, que acusa Nicolás Maduro de estar a usurpar o poder.

A oposição não reconhece o resultado das eleições presidenciais de maio de 2018, que diz terem sido irregulares e sem condições de transparência. Questiona ainda a alegada “simpatia” política das autoridades do Conselho Nacional Eleitoral, cujo período legal no cargo está vencido.

Juan Guaidó é reconhecido como presidente interino da Venezuela por mais de meia centena de países, entre eles os EUA e a União Europeia, incluindo Portugal.

Origem
JN
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo