Negócios

Combustíveis. Gasolina desce um cêntimo e gasóleo mantém o preço

Esta é a terceira semana consecutiva em que se registam descidas no preço da gasolina

A semana começa com boas notícias para os condutores com carro a gasolina, já que haverá uma descida de um cêntimo no preço. Já no que diz respeito ao gasóleo, o preço vai manter-se.

No final da semana passada, o preço médio do gasóleo simples era de 1,417 euros por litro, ao passo que o da gasolina simples 95 era de 1,565 euros por litro, segundo dados da Direção–Geral de Energia e Geologia, que reúne informação de 2822 postos de abastecimento.

Recorde-se, no entanto, que mesmo quando o preço dos combustíveis estabiliza ou desce, Portugal continua a estar na lista de países com os valores mais altos.

Os preços da gasolina e do gasóleo praticados no país têm sido, aliás, um tema de conversa recorrente – muitos queixam-se dos preços praticados e a verdade é que parece haver cada vez mais motivos para isso. Em maio deste ano, a plataforma GlobalPetrolPrices.com recolheu dados relativos aos preços da gasolina em vários países do mundo e realizou um ranking. Portugal aparecia em destaque, no 10.o lugar na lista dos países com os preços mais elevados – o valor médio é de 1,58 euros por litro. A Islândia era então o país que ocupava o primeiro lugar da lista, com um preço de 1,81 euros por litro. Grécia, Itália, Hong Kong e Israel também apareciam com preços mais elevados do que Portugal. Em Espanha, o preço médio era de 1,32 euros por litro.

A verdade é que, de acordo com alguns especialistas, os preços dos combustíveis poderão aumentar muito nos próximos tempos. Quando as cotações escalaram, em maio, nos mercados internacionais, as subidas nos preços dos combustíveis mostraram que o ouro negro está novamente a ficar mais caro, graças também ao esforço da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que tem lutado para reduzir a quantidade de petróleo no mercado. O preço recorde do barril de petróleo Brent foi atingido em 2008, com o valor de 147 dólares.

Origem
Jornal i
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo