Sociedade

‘Indivíduos simpáticos’ têm mais problemas financeiros, a ciência explica

Um estudo que teve como base uma amostra de três milhões de participantes, revela que os indivíduos mais afáveis apresentam um maior risco de bancarrota.

pesquisa publicada pelas instituições de ensino superior Columbia Business School, nos Estados Unidos e University College London, no Reino Unido, concluiu que os indivíduos mais simpáticos apresentam um maior risco de abrir falência ou de enfrentar dificuldades económicas, comparativamente aquilo que o estudo chama de “os seus pares menos agradáveis”.

A coautora do estudo, a professora catedrática Sandra Matz, docente na Columbia Business School, disse: “Estes resultados ajudam-nos a entender um fator potencial subjacente à incidência de problemas financeiros, o que por sua vez pode impactar seriamente no bem-estar dos indivíduos”.

O estudo observou os dados de três milhões de participantes através de vários métodos, que incluíram painéis online, um inquérito a nível nacional e informação pública.

Pesquisas anteriores já haviam demonstrado que há uma correlação entre amabilidade, baixos rendimentos e mau crédito.

Porém, tal ocorre não porque as pessoas mais afáveis sejam más a negociar, mas sim porque, e de acordo com os investigadores, não se preocupam o suficiente com dinheiro.

Todavia, obviamente que nem todos esses indivíduos virão a ser afetados por dificuldades monetárias. O que é claro é que as pessoas simpáticas com baixos rendimentos correm um maior risco de experienciarem problemas financeiros adicionais, porque não tem dinheiro suficiente que compense o impacto detrimental de serem afáveis.

Os especialistas salientam ainda um outro facto curioso – já que defendem que o nível de simpatia logo na infância é um indicador de confiança capaz de medir o índice de dificuldade monetária vivenciado na idade adulta.

Um estudo coorte divulgou dados provenientes de indivíduos observados durante mais de 25 anos, de modo a estabelecer uma relação entre os dois fatores.

Os investigadores utilizaram dados financeiros de duas áreas do Reino Unidos com níveis de rendimento per capita semelhantes. A área onde foram localizados os indivíduos mais simpáticos, foi igualmente identificada como aquela com uma taxa 50% maior de falência.

Origem
Noticias ao Minuto
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo