Mundo

Pinheiro plantado na península da Coreia para fazer crescer a paz

SIC Noticias

O líder norte-coreano Kim Jong Un e o presidente sul coreano Moon Jae-in usaram terra e água dos dois países para plantarem um pinheiro – como símbolo de paz – antes do fim do primeiro encontro que mantiveram hoje no Paralelo 38.

Kim e Moon descerraram ainda uma placa com a inscrição “A Paz e a Prosperidade foram Plantadas” e que se encontra junto à árvore que assinala a cimeira.

O pinheiro transplantado data de 1953, o ano que marca o fim do armistício entre o sul e o norte.

A terra e a água utilizadas na cerimónia provêm de montanhas e de rios dos dois países tendo os dois líderes cruzado sozinhos uma ponte junto ao local.

O próximo encontro deve decorrer nas próximas horas, em Panmunjon, a linha que separa a Península da Coreia.

As autoridades sul-coreanas já afirmaram que os líderes coreanos tiveram conversas “sinceras e francas” sobre a desnuclearização e que estão a trabalhar na redação do comunicado conjunto.

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, “tiveram um diálogo sincero e franco sobre a desnuclearização e o estabelecimento de uma paz permanente na península coreana, assim como sobre o desenvolvimento das relações intercoreanas”, afirmou hoje o porta-voz da presidência da Coreia do Sul, Yoon Young-chan, aos jornalistas.

Os dois líderes devem encontrar-se de novo ainda hoje para novas reuniões, disse o porta-voz.

Yoon Young-chan declarou ainda que está a ser preparado um comunicado em conjunto a ser emitido depois das reuniões.

Com Lusa

Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo