Mundo

Próximo resgate na gruta só daqui a 20 horas

Jornal Noticias

Esta segunda-feira foram resgatados mais quatro rapazes da gruta onde estavam presos desde 23 de junho, na Tailândia. Ainda estão encurralados quatro jovens e o treinador. Próxima operação só dentro de 20 horas.

O chefe da unidade de crise que coordena o resgate na gruta na Tailândia, o governador Narongsak Osottanakorn, confirmou em conferência de imprensa que esta segunda-feira foram resgatados com sucesso mais quatro rapazes – depois de outros quatro terem saído no domingo. “Estamos muito felizes por ter resgatado mais quatro”, afirmou aos jornalistas.

Estes quatro jovens estão em melhores condições de saúde do que os que foram resgatados no dia anterior, revelou.

A segunda fase da operação de resgate foi suspensa às 20 horas locais (14 horas em Portugal continental), acrescentou.

No interior da gruta permanecem quatro jovens e o treinador, de 25 anos. A próxima fase da operação não será para já. É preciso reabastecer o equipamento usado pelos mergulhadores, o que irá demorar 20 horas, estimou o responsável tailandês.

Segundo Narongsak Osottanakorn, “os mergulhadores conseguem [agora] encurtar o tempo da operação em duas horas”. A razão apontada pelo responsável prende-se com o facto de ter sido a mesma equipa de mergulhadores a executar a missão, já ciente das condições da gruta e com melhor conhecimento do caminho e dos procedimentos a executar.

Nas operações participam 90 mergulhadores: 50 estrangeiros e 40 tailandeses.

O primeiro-ministro, Prayuth Chan-ocha, está nas imediações da gruta para contactar com as famílias dos rapazes.

Não foram divulgadas as indentidades dos rapazes resgatados e os que permanecem na gruta.

O grupo que ficou encurralado é composto por jogadores, com idades entre os 11 e os 16 anos, e o treinador, de 25 anos. Os 12 rapazes e o treinador foram explorar a gruta depois de um jogo de futebol no dia 23 de junho.

Na altura, as inundações resultantes das monções bloquearam-lhes a saída e impediram que as equipas de resgate os encontrassem durante nove dias, uma vez que o acesso ao local só é possível via mergulho através de túneis escuros e estreitos, cheios de água turva e correntes fortes.

Origem
JN
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo