Mundo

Universitários detidos por falsificarem notas

Dois estudantes da Universidade de Valência, em Espanha, foram detidos por terem acedido ilegalmente ao sistema informático da instituição e entrado nas contas de 40 professores, para mudar as notas.

Segundo a Polícia Nacional de Espanha, dois jovens de vinte anos foram acusados de acesso ilícito a dados e programas informáticos, divulgação de dados secretos, crimes informáticos, usurpação de estado civil e falsificação de documentos.

Os suspeitos terão usado um software que regista tudo o que os utilizadores dos computadores digitam no teclado para se apropriarem das senhas de acesso dos professores ao sistema da universidade e ao email. O uso desse programa informático foi associado a uma série de acessos ao sistema através do browser anónimo TOR.

A investigação levou os agentes a detetarem que as notas de alguns exames e trabalhos que estavam suspensos surgiam com uma nota alta nas atas da universidade. Segundo a polícia, citada pelo “El Pais”, os suspeitos terão usado o acesso ao email dos professores para impedirem que recebessem os alertas de alteração de estado das notas. Está também a ser investigada a possibilidade de os alunos terem tido acesso em avanço aos enunciados dos exames.

Através da identificação dos trabalhos e exames alterados, foi possível chegar aos autores do acesso indevido ao sistema. Sem antecedentes criminais, os dois jovens foram colocados em liberdade.

Origem
JN
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo