Mundo

Volkswagen vai pagar 1.000 milhões de euros de multa na Alemanha devido ao escândalo das emissões

Observador

O escândalo, que foi revelado em 2015, nos Estados Unidos, já teve elevados custos para o fabricante automóvel em multas definidas pelas autoridades norte-americanas

A Volkswagen vai pagar mil milhões de euros de multa às autoridades na Alemanha. Em causa está o caso da fraude relacionado com as emissões de gases nos carros a diesel, anunciou esta quarta-feira o grupo automóvel.

Através de uma declaração, a Volkswagen informou que vai aceitar a multa. As entidades judiciais concluíram que a Volkswagen falhou no controlo adequado da atividade do seu departamento de desenvolvimento de veículos, resultando na produção de 10,7 milhões de carros a diesel com um software de controlo de emissões ilegal, entre 2007 e 2015, que foram depois vendidos em todo o mundo.

Trata-se de carros com o motor diesel EA 288 de terceira geração, nos Estados Unidos e Canadá, e com o motor EA 189  noutros países, equipados com uma função de software ilegal.

O escândalo, que foi revelado em 2015, nos Estados Unidos, já teve elevados custos para o fabricante automóvel em multas definidas pelas autoridades norte-americanas.

O grupo disse esperar que o pagamento da multa na Alemanha tenha “efeitos positivos em outros procedimentos oficiais a decorrer na Europa contra a Volkswagen” e as suas participadas.

Origem
Observador
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo