Mundo

Comboio de Kim Jong-un não parou em Pequim

O comboio do líder da Coreia do Norte passou nos arredores de Pequim, com destino a Pyongyang, o que parece ter afastado a possibilidade de uma reunião com o presidente chinês, Xi Jingping.

O comboio passou pela cidade portuária de Tianjin (sudeste da capital chinesa) por volta das 07 horas (23 horas de domingo em Portugal continental) e seguiu em direção ao norte, para a província de Liaoning (nordeste), noticiou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

CIMEIRA TRUMP-KIM TERMINA SEM ACORDO SOBRE NUCLEAR

image Comboio de Kim Jong-un não parou em Pequim

VER MAIS

Kim Jong-un deixou a cidade vietnamita de Dong Dang no sábado, dois dias após a conclusão da cimeira com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Hanói.

A segunda reunião entre Trump e Kim terminou sem acordo devido às divergências em relação ao processo de desnuclearização da Coreia do Norte, embora, após a cimeira, ambas as partes tenham manifestado a vontade de realizar um novo encontro.

SORRISOS E CARAS SÉRIAS. O ENCONTRO ENTRE TRUMP E KIM EM IMAGENS

image Comboio de Kim Jong-un não parou em Pequim

FOTOGALERIA

Após o falhanço, a China pediu ao Conselho de Segurança da ONU que reconsidere as sanções impostas a Pyongyang.

“A China acredita que, de acordo com as resoluções pertinentes e os progressos realizados na península, especialmente as medidas oferecidas pela Coreia do Norte para a desnuclearização, o Conselho de Segurança deve considerar e discutir a disposição do Conselho para modificar as sanções”, disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Lu Kang.CONSELHEIRO DE TRUMP DIZ QUE CIMEIRA COM KIM JONG UN FOI “UM SUCESSO”

CONSELHEIRO DE TRUMP DIZ QUE CIMEIRA COM KIM JONG UN FOI “UM SUCESSO”

image Comboio de Kim Jong-un não parou em Pequim

VER MAIS

De acordo com Trump e pelo secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, o fracasso da cimeira deveu-se à proposta norte-coreana de desmantelar o centro de investigação nuclear em Yongbyon, que produz combustível para bombas atómicas, em troca de um levantamento total das sanções.

Por seu lado, em conferência de imprensa, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte, Ri Yong-ho, rejeitou as declarações norte-americanas e garantiu que Kim Jong-un pediu apenas a Washington para levantar “parte das sanções” económicas, em troca do desmantelamento de Yongbyon.

Origem
JN
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo