Sociedade

Homens vivem mais anos de forma saudável que as mulheres em Portugal

Ainda que a esperança média de vida ronde os 80 anos, a Eurostat analisou quantos anos é que são vividos de forma saudável e sem limitações.

A Eurostat analisou a esperança média de vida em que um indivíduo vive em condições saudáveis, sem qualquer tipo de incapacidade, na União Europeia. É estimado que as mulheres vivam cerca de 64,2 anos de forma saudável, o que equivale a 77% da vida total, enquanto a expectativa para os homens ronda os 63,5 anos, 81% da esperança total de vida.

Os dados do Eurostat afirmam que a nível europeu a expectativa de vida para as mulheres é de mais 5,4 anos que a dos homens. Ainda que o sexo feminino consiga ultrapassar o masculino, os dados referentes a 2016, garantem que estes tendem a ser vividos com limitações de atividade ao contrário do sexo masculino, que conseguem viver vidas mais curtas sem incapacidades.

Em Portugal, regista-se o contrário. Os homens apresentam um número de vida saudável superior ao das mulheres, totalizando 59,9 anos contra os 57,4 anos das mulheres. Segundo os dados de 2016, Portugal é um dos países onde a vida saudável das mulheres é inferior ao do sexo oposto, com uma diferença de 2,5 anos. Outros países onde esta diferença se faz sentir são: Holanda, com 5 anos, Luxemburgo, também com 2,5, e a Finlândia com 2,1 anos.

O país da União Europeia com o maior número de anos de qualidade vividos é a Suécia, onde as mulheres vivem 73,3 anos e os homens 73 anos. Este número contrasta com o da a Letónia, que apresenta os números mais baixos, com 54,9 anos no sexo feminino e 52,3 anos no masculino. O Eurostat revela que a diferença entre estes valores estão relacionados com a limitação da atividade medidos em cada país, que acabam por afetar os resultados.

O número de mulheres que conseguem ter uma vida saudável sobrepôs-se ao dos homens em 20 países-membros da União Europeia, embora a diferença entre os dois sexos fosse relativamente pequena. Dentro destes 20 países, 4 destacaram-se por a diferença ser superior a 3 anos: Lituânia, com 3,2 anos, Polónia, com 3,3 anos, Bulgária, com 3,5 e Estónia com o maior valor de 4,6 anos.

Origem
Jornal Economico
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo