Nacional

Comércio e serviços vão ser obrigados a ter postos de carregamento para carros elétricos

O Governo está a preparar um decreto-lei que determina que os edifícios de comércio e serviços com mais de 20 lugares de estacionamento tenham de ter instalado, até 31 de dezembro de 2024, dois pontos de carregamento.

O executivo vai impor que todos os edifícios novos (ou “sujeitos a grandes renovações”) disponibilizem pontos de carregamento de carros elétricos, de acordo com uma notícia avançada esta quarta-feira pelo Público.

Segundo o decreto-lei, a que o jornal teve acesso, o Governo não pretende esperar por novos projetos ou por obras de renovação dos edifícios. Isto é, a “eletromobilidade”, como lhe chama, é para começar a avançar no imediato para que os edifícios com mais de 20 lugares de estacionamento tenham instalado, até 31 de dezembro de 2024, dois pontos de carregamento.

Os edifícios com maiores necessidades energéticas vão ter igualmente que ter um sistema de automatização. Segundo a proposta, tal obrigatoriedade deve-se para que possam assegurar a “monitorização, o registo e a análise, contínua e comparativa, dos consumos de energia e da eficiência energética dos edifícios”.

O decreto, porém, salienta que há vários tipos de edifício que ficarão isentos desta obrigatoriedade, tais como instalações industriais, pecuárias ou agrícolas não residenciais. Os locais de culto (igrejas, sinagogas, mesquitas e templos) também se encontram neste grupo, assim como armazéns em que não exista presença humana por mais de duas horas por dia e os edifícios classificados ou em vias de classificação.

Origem
Sapo24
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo