Nacional

Dia dos Avós. “São na família uma espécie de altar da sabedoria”

Bispos apelam a “que os avós se sintam valorizados e a sociedade lhes reserve um lugar na vida comum".

Os bispos portugueses prestam homenagem aos avós neste dia 26 de julho que assinala a memória litúrgica de São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria, a Mãe de Jesus.

Em mensagem para esta data, a Comissão Episcopal do Laicado e Família considera que “os avós são uma graça que, porventura, nem sempre sabemos valorizar”.

A nota acrescenta que “livres da pressa e do rendimento do trabalho, ensinam-nos a apreciar as coisas com gratidão e sabedoria. Marcados pela vida, guardam na memória ensinamentos do passado que previnem erros do futuro. São (…) uma verdadeira escola de evangelho. Podem ser o fiel da balança, no equilíbrio de gerações”.

Os bispos admitem que os avós são “uma espécie de altar da sabedoria. Portanto, esquecer os avós é fazer tábua rasa da memória da nossa própria história familiar, das virtudes e defeitos que nos correm no sangue”.

Se afastar os mais velhos, “a família cristã perde aquele elemento de ligação ou corrente de transmissão de valores e experiências de que vive a nossa fé. Não fossem os avôs e avós, e muitas das nossas crianças e adolescentes estariam entregues a si próprios no que respeita à catequese, à oração e à vida cristã”.

O texto da Comissão Episcopal lembra ainda que “uma família que não respeita, nem cuida dos seus avós, que são a sua memória viva, é uma família desintegrada; mas uma família que recorda é uma família com futuro”.

Os bispos terminam com um apelo: “que os avós se sintam valorizados e a sociedade lhes reserve um lugar na vida comum”.

Origem
RR
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo