Nacional

Faculdade de Letras da UL envia centenas de cartas a cobrar dívidas prescritas. Algumas por cursos nunca frequentados

A Faculdade de Letras está a enviar centenas de cartas a alunos e ex-alunos a cobrar dívidas indevidas. Em alguns casos, os processos transitaram para as finanças, que estão agora a proceder à cobrança coerciva. As reclamações não param de chegar.

Centenas de alunos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) estão a receber certidões de dívida a exigir o pagamento de propinas antigas, algumas com vinte anos e relativas a cadeiras onde nunca estiveram inscritos ou entretanto canceladas.

Os valores variam entre uns poucos cêntimos e os 2 mil euros. As cartas, assinadas pelo director da FLUL, Miguel Tamen, foram enviadas no último semestre do ano passado, mas já este ano começaram a chegar também citações postais da Autoridade Tributária a fazer a cobrança coerciva.

Uma das situações apuradas pelo SAPO24 é a de uma ex-aluna, ainda do tempo do curso de “Filologia Germânica”, hoje com 74 anos. A carta que recebeu diz que deve à Faculdade de Letras 318,23 euros, acrescidos de juros à taxa legal em vigor, relativas à primeira, segunda e terceira prestações das propinas da licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Ingleses e Alemães, ano lectivo 2000/2001. “Podia ter-me dado para fazer outro curso, um mestrado ou um doutoramento, mas não voltei à faculdade desde que acabei a minha licenciatura, em 1968/69”, conta. “Nunca mais me matriculei em nenhum curso”.

Por não quererem ver a sua vida exposta, a maioria dos visados preferem manter o anonimato, ainda que cedendo cópias de documentos recebidos, quer da Faculdade de Letras, quer das Finanças. Rita, vamos chamar-lhe assim, recebeu a carta premiada das duas entidades. Em dezembro do ano passado chegou a certidão de dívida emitida pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e em janeiro deste ano chegou a citação postal da Autoridade Tributária. No seu caso, ao contrário do anterior, foram, de facto, feitas as duas inscrições nos cursos mencionados na carta. Com um senão: a inscrição em “Línguas e Literaturas Clássicas”, a que se refere a dívida de 2000/2001, foi anulada, como mostra certidão que refere “alteração de inscrição”.

w7gTxcKQ1N7grRTpkZhZA9NMAxmRKUbC8M4AXWbkBnQg+jzZCvpgOHJxV2zmog= Faculdade de Letras da UL envia centenas de cartas a cobrar dívidas prescritas. Algumas por cursos nunca frequentados
?W=2100&H=0&delay_optim=1&epic=YWE1g77kE8AsLxXPx37ZhmE+XmZ2ZHA0JdrgoE0gGTXRhXK4P8ZmDO98qnf1jLUIYSBTELivAPSEGuTcv7fyUffrDm8pKMILCoKjZpZB1thaGfM= Faculdade de Letras da UL envia centenas de cartas a cobrar dívidas prescritas. Algumas por cursos nunca frequentados
?W=2100&H=0&delay_optim=1&epic=NzZji96zsKNFBYnrW5zbL+7SOs0qlTswDW0cCp99aWiI5SFcFBapgFm2wyMVO6md07rww9OA0i4K8XZ4f8KfmrWyxtkE7kN56ZqHxqGY1wOhawY= Faculdade de Letras da UL envia centenas de cartas a cobrar dívidas prescritas. Algumas por cursos nunca frequentados
k= Faculdade de Letras da UL envia centenas de cartas a cobrar dívidas prescritas. Algumas por cursos nunca frequentados

Já na situação referente a 2010/2011, “a inscrição no mestrado em “Crítica Textual” não foi formalmente cancelada, embora as notas não tenham sido lançadas”, explica Rita. “Paguei o primeiro e segundo trimestres, e vêm agora exigir-me o pagamento do terceiro trimestre”.

Neste caso, e uma vez que a dívida já se encontra em processo de execução fiscal, Rita vai pagar a totalidade dos 1.440,24 euros (apesar de apenas 600 euros mais juros de mora dizerem respeito à matrícula não anulada em 2011/2012 e o restante ser referente ao processo de 2000/2001). “Não quero ver o meu salário penhorado e tenho até dia 13 de fevereiro para pagar”, diz Rita, que foi informar-se junto da respetiva repartição de finanças.

Mas não é exactamente assim: no prazo e 30 dias a contar da data de recepção da citação, Rita poderia deduzir oposição, ou seja, fundamentar que pelo menos parte da dívida lhe está a ser cobrada indevidamente, já que procedeu à anulação da matrícula de 2000/2001. No entanto, para deduzir oposição é preciso prestar garantia.

Casos anteriores a 2011/12 prescreveram

Antes de mais, é preciso saber que, caso não exista nenhuma lei a ditar o contrário, o prazo normal (ou prazo ordinário, como é legalmente descrito) de prescrição de uma dívida é de 20 anos. No caso do pagamento propinas, a lei prevê que as dívidas prescrevem ao fim de oito anos (Lei Geral Tributária, art.º 48º, n.º1).

Assim sendo, todos os casos anteriores a 2012 prescreveram em 2020. A prescrição, contudo, tem de ser invocada em tribunal por um advogado.

Outro aspeto importante é o prazo de caducidade do direito à liquidação da dívida. O art.º 45º, nº 1 da Lei Geral Tributária diz que o “direito de liquidar os tributos caduca se a liquidação não for validamente notificada ao contribuinte no prazo de quatro anos”. Quer isto dizer que, na prática, se o devedor não for devidamente notificado da liquidação do valor da propina em dívida no prazo de quatro anos, já não o poderá ser.

Não é uma prescrição, mas os efeitos semelhantes; a prescrição extingue o direito (a dívida), enquanto a caducidade extingue a possibilidade de exercer o direito, apesar de a dívida existir. Se deixa de ser possível liquidar a quantia relativa a propinas em falta, a instituição de ensino (ou quem exerce esse direito) deixa de poder cobrar a dívida.

No caso da Faculdade de Letras, as histórias, todas com o mesmo princípio, mas nem todas com igual fim, sucedem-se. Os contornos também variam. À redacção chegaram ainda relatos de alunos bolseiros a quem as propinas estavam a ser cobradas por inteiro, de cobrança de pagamentos já efetuados ou a exigir valores inferiores a um cêntimo.

Paulo, um dos bolseiros, não teve problemas de maior em resolver a questão. Recebeu a carta, que considerou um erro de secretaria, em setembro de 2019, e limitou-se a “lembrar” a sua condição junto dos serviços académicos, que logo corrigiram o erro. A André, doutorando, a Faculdade de Letras cobrava na íntegra o ano letivo 2017/18. Pela segunda vez. “Por sorte, tinha os comprovativos de pagamento, feito por Multibanco, e não foi preciso mais nada”. Bruno teve um pouco mais de trabalho: “A faculdade escreveu-me a dizer que tinha de pagar cerca de três euros relativos a 2007. Fui aos serviços académicos e, aparentemente, parece que mudaram o sistema e deram conta de algumas dívidas. Pelo que percebi, terei pago algum semestre uns dias depois do prazo, pelo que fiquei a dever três euros. Não sei se sim, se não, mas como era um valor pequeno, preferi resolver logo ali a situação a perder mais tempo com o assunto. Até porque quem estava no atendimento disse-me que enquanto a questão não fosse resolvida a minha licenciatura ficaria suspensa, além de que, a partir dessa data, acumularia juros”.

Com ou sem juros, com ou sem comprovativos, perdendo muito ou pouco tempo, João decidiu que esta é uma questão de princípio e prefere ir para tribunal a pagar o cêntimo que lhe está a ser cobrado. É que, embora as dívidas citadas tenham, em alguns casos, dez ou vinte anos, o ónus da prova está do lado do pagador.

O SAPO 24 tentou obter esclarecimentos junto da reitoria da Universidade de Lisboa, que é quem está a enviar as cartas, bem como do Ministério das Finanças, mas nenhuma das instituições respondeu até ao momento da publicação da notícia às questões colocadas.

Origem
Sapo24
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo