Tecnologia

Foi provado que o Facebook não ouve as conversas, mas há apps que fazem pior

Redes sociais

As suspeitas de que o Facebook usa as permissões que os utilizadores dão às apps Android para os ouvir sempre existiram e alimentaram muita especulação. Nunca nada foi provado e nem existem certezas.

Um grupo de investigadores pode agora ter finalmente conseguido a prova de que o Facebook não espia os utilizadores, mas acabou por descobrir que existem apps Android que fazem muito pior e que recolhem ainda mais informações.

Foram 5 os investigadores da Northeastern University que resolveram tentar provar o que muitos suspeitam há anos e que nunca ninguém tinha conseguido confirmar.

Ao procurarem responder à pergunta se o Facebook escuta as conversas dos utilizadores, avaliaram mais de 17 mil apps para Android e monitorizaram não apenas os dados que são enviados para esses serviços, mas também a utilização do hardware e os componentes que foram ativados.

O que estes investigadores conseguiram provar ficou longe do que era esperado e ilibou o Facebook. As apps investigadas, onde se incluíram as da rede social, não usam o microfone ou recolhem áudio fora dos contextos esperados.

facebook_android_2-720x405 Foi provado que o Facebook não ouve as conversas, mas há apps que fazem pior

Mas esta investigação acabou por descobrir que muitas apps acabam por fazer a recolha indevida de dados, mas de forma mais anónima. O que é recolhido não é o áudio, mas sim o ecrã, sendo captadas imagens em momentos específicos e até gravados vídeos da utilização das apps e dos smartphones, sendo posteriormente enviados para empresas de análise de dados.

Na verdade, a Google não proíbe esta recolha de informação, mas obriga que a mesma seja declarada na app e que os utilizadores tenham conhecimento da utilização que estes vão ter e o seu propósito.

Esta investigação pode por finalmente fim a uma suspeita que há muitos anos insiste em ser trazida para discussão, sem que nunca tenha sido apresentada qualquer prova. O Facebook não recolhe o áudio dos utilizadores e nem os escuta de forma secreta.

Origem
pplware
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo