Nacional

Furacão Helene. IPMA eleva para vermelho aviso de chuva nos Açores

O aviso vermelho é o mais elevado dos avisos meteorológicos e representa uma situação meteorológica de risco extremo.

Esta sexta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para vermelho o aviso de precipitação para as ilhas do grupo ocidental dos Açores, devido à passagem do furacão Helene, que deverá chegar já amanhã, sábado.

De acordo com um comunicado do IPMA, o aviso vermelho para a ilha das Flores e do Corvo vai entrar em vigor a partir das 12h00 até às 24h00 de sábado.

Em declarações à Lusa, a meteorologista do IPMA, Vanda Costa, explicou que o nível de aviso foi elevado porque, de acordo com as novas previsões, é expectável que “ocorra mais precipitação no grupo Ocidental, já que está previsto que o centro da tempestade tropical possa passar mais próximo das ilhas”.

655579 Furacão Helene. IPMA eleva para vermelho aviso de chuva nos Açores

Além do aviso vermelho, foi ainda emitido um aviso laranja para as Flores e para o Corvo,  devido à agitação marítima e ao vento que se vai fazer sentir durante este fim de semana.

Já para o grupo Central: ilha Terceira, ilha de São Jorge, ilha do Pico, ilha da Graciosa e ilha do Faial), o IPMA emitiu avisos amarelo e laranja, tendo em conta as previsões de chuva forte, vento e agitação marítima.

No grupo Oriental – São Miguel e Santa Maria – foram emitidos avisos amarelos apenas devido à chuva e ao vento.

Origem
Jornal i
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo